Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!
8 de dez de 2024 às 16:51
Seguindo a tradição de todos os anos, a 8 de dezembro, na solenidade da Imaculada Conceição, o papa Francisco presidiu uma homenagem à Mãe de Deus na Praça de Espanha, em Roma.
Depois de deixar a Casa Santa Marta, segundo informou a Sala de Imprensa do Vaticano, o papa se dirigiu à basílica de Santa Maria Maior, onde rezou diante da imagem da Salus Populi Romani (Protetora do Povo Romano), imagem à qual reza antes e depois de suas viagens internacionais.
O papa Francisco dirigiu-se à Praça de Espanha para o ato de veneração da Imaculada Conceição por volta das 15h45 (hora local), onde já havia um grande número de pessoas presentes, entre elas o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri e o novo cardeal Baldassare Reina, vigário geral da diocese de Roma.
Com a presença do papa Francisco, o coro e os presentes cantaram a Ladainha de Nossa Senhora.
Em seguida, o papa Francisco rezou a seguinte oração:
Virgem Imaculada, Mãe, Mãe Imaculada, hoje é o dia da tua festa e nos reunimos ao teu redor. As flores que te oferecemos querem exprimir o nosso amor e a nossa gratidão; mas tu vês e aprecias sobretudo as flores escondidas que são as orações, os suspiros e até as lágrimas, sobretudo as lágrimas dos pequeninos e dos pobres. Olha para elas, Mãe, olha para elas.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Nossa Mãe, Roma se prepara para um novo Jubileu que será uma mensagem de esperança para a humanidade provada por crises e guerras. É por isso que há obras por toda a cidade: isto – bem o sabeis – causa alguns incômodos, mas é um sinal de que Roma está viva, que Roma se renova, que Roma se adapta às necessidades, para ser mais acolhedora e mais funcional.
Mas seu olhar de Mãe vê mais além. E parece-me ouvir a tua voz a dizer-nos sabiamente: “Meus filhos, estas obras são boas, mas cuidado: não esqueçam dos canteiros das obras da alma! O verdadeiro Jubileu está dentro: dentro, dentro dos vossos corações – dizeis -, dentro das vossas relações familiares e sociais. É no interior que devemos trabalhar para preparar o caminho do Senhor que vem”. E é uma boa ocasião para fazer uma boa confissão e pedir o perdão de todos os pecados. Deus perdoa tudo, Deus perdoa sempre.
Mãe Imaculada, agradecemos-te! Esta vossa recomendação é boa para nós, precisamos tanto dela, porque, sem querer, corremos o risco de sermos totalmente envolvidos pela organização, pelas coisas a serem feitas, e depois a graça do Ano Santo, que é um tempo de renascimento espiritual, que é um tempo de perdão e de libertação social, esta graça Jubilar pode não acontecer e ficar sufocada. Mas aqui o prefeito prepara todas as coisas para que essa comemoração, neste Ano Santo, seja boa. Rezemos pelo prefeito que tem muito trabalho.
E ainda hoje, Mãe, nos repete: “Escutai Jesus, escutai-O! Escutai-O e fazei o que Ele vos disser” (cf. Jo 2, 5). Obrigado, Mãe Santa! Obrigado porque ainda, neste tempo pobre de esperança nos dá Jesus, a nossa Esperança. Obrigado, Mãe.
A Sala de Imprensa do Vaticano informou que, depois do ato de veneração e da oração dirigida à Imaculada Conceição na Praça de Espanha, o papa dirigiu-se ao Palácio Cipolla, na Via del Corso, onde visitou “a Crucificação Branca, obra de Marc Chagall que é particularmente querida pelo papa Francisco”.
“A obra do artista bielorrusso, que se apresenta pela primeira vez na Itália, exclusivamente para celebrar o Ano Santo Ordinário, estará aberta ao público até 27 de janeiro de 2025. A entrada será gratuita e aberta ao público todos os dias, das 10h às 20h (horário local)”, informa o site do Jubileu 2025.