Levanta-te e come! – 19ª semana do TC

Reflexão da 19ª semana do tempo comum de 2021

Profeta Elias vestindo uma roupa azul dormindo aos pés de uma árvore. Do lado esquerdo da imagem existe um anjo com a mão esquerda esticada como que abençoando Elias e no chão um jarro de água e um pão

08/ago/2021

Levanta-te e come! Essa é a ordem do Senhor.

Esta Reflexão Para O 16º Domingo Do Tempo Comum foi gentilmente escrita e cedida por Piedade Coelho*.

Dia quinze completaremos um ano e cinco meses, exatamente quinhentos e quinze dias, de reclusão para evitarmos contrair o COVID.  As consequências do corona vírus, medalha de ouro em ceifar vidas, tem provocado sequelas em nós.

Felizmente a Palavra de Deus nos auxilia a superar esse inimigo sutil. Neste domingo somos contemplados com as leituras: 1 Reis 19,4-8; Salmo 33(34); Efésios 4,30-5,2; João 6,41-51.

Observando as consequências desta pandemia: em alguns momentos apresentamos amargura, irritação, cólera (raiva), gritamos sem necessidade, ficamos injuriados... Esse kit de sentimentos provocados pela reclusão pandêmica nos leva a deixar triste o Espírito Santo de Deus residente em nós desde a nossa concepção. Como evitar os efeitos desses sentimentos em nossa vida pessoal, familiar e social?

Se os deixarmos crescer, trarão consequências para nós e para a sociedade como um todo. Os textos sagrados desse domingo nos previnem mais que Ivermectina. Repetimos como Elias na primeira leitura: “Agora basta, Senhor! Tira a minha vida, pois não sou melhor que meus pais”. Mas se apurarmos nossa sensibilidade, Deus constantemente nos envia anjos para nos dizer: “Levanta-te e come!”

O salmista nos anima dizendo: “provai e vede quão suave é o Senhor!” E para nos animar e consolar São Paulo escreveu: “não contristeis o Espírito Santo, com o qual Deus vos marcou com um selo para o dia da libertação.

Conheça a oração dos Sete Pai Nossos ditada por Nosso Senhor a Santa Brígida. Clique aqui!

Toda amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias, tudo isso deve desaparecer do meio de vós, como toda espécie de maldade...” E por fim o remédio por excelência encontramos no evangelho garantido pelo próprio Jesus ao declarar: “Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer nunca morrerá. Eu sou o pão vivo descido do céu.”

Diferente de Elias, hoje temos o próprio Jesus como alimento curador de todas as consequências que esta pandemia tem nos causados, desde a perda de familiares e amigos até a depressão produtora de sentimentos citados acima. Ouso repetir o anjo da primeira leitura e te digo: “levanta-te e come!” A Palavra de Deus traz a suavidade do céu.

Shalom! Feliz dia dos Pais!

*Piedade Coelho contribui gentilmente para o site Catequese de Adultos. Contatos: [email protected], Twitter: Piedade_Coelho, Instagram: Piedade Coelho, YouTube: Piedade Coelho.

Conheça o canal da Catequese de Adultos no YouTube. Catequeses, reflexões e a oração do Santo Terço todas as noites às 21 horas.

Você sabe qual é a melhor oração para aumentar a fé?

Clique no botão abaixo para descobrir

Artigos Recentes

triduo pascal

O Tríduo Pascal ️

O Tríduo Pascal, período que vai da Quinta-feira Santa ao Sábado Santo, é o ápice do ano litúrgico e a celebração mais importante da fé cristã.

Leia mais »
plugins premium WordPress
Rolar para cima