Evangelho e palavra do dia 17 setembro 2025
Evangelho e palavra do dia 17 setembro 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 3,14-16 Caríssimo, Escrevo com a esperança
Por Redação central
15 de ago de 2024 às 05:00
Todos os anos, nos dias que antecedem a festa da Assunção de Nossa Senhora, dezenas de serpentes chegam a um mosteiro ortodoxo na Grécia para "venerar" a Mãe de Deus.
Há centenas de anos estas serpentes negras aparecem na ilha de Cefalônia (Grécia) e chegam ao mosteiro da Dormição da Virgem entre os dias 5 e 15 de agosto, dias nos quais a Igreja Ortodoxa celebra a dormição da Theotokos (Mãe de Deus) e que coincide com a festa católica da Assunção de Nossa Senhora.
Segundo a tradição, este acontecimento incomum começou em 1705, quando as religiosas do mosteiro estavam prestes a serem atacadas por piratas.
A história conta que as religiosas rezaram fervorosamente a Nossa Senhora, pedindo-lhe para transformá-las em serpentes para que não fossem capturadas. Outras versões indicam que as freiras rezavam para que o mosteiro estivesse infestado de cobras que assustassem os atacantes.
Desde então, as pequenas serpentes negras aparecem todos os anos antes da festa mariana e se dirigem às paredes e às entradas da igreja para "venerar" o ícone de prata conhecido como o Panagia Fidoussa ou a Virgem das Serpentes.
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Algumas dessas serpentes têm uma cruz na cabeça, o que acrescenta mais um fato à lenda.
Atualmente, os peregrinos que vão à igreja colocam as serpentes em jarras e bolsas para evitar que sejam esmagadas pelos motoristas.
Essas serpentes, que geralmente são agressivas, são particularmente dóceis durante esses dias, quando são recebidas na igreja para várias orações e serviços litúrgicos. Depois, desaparecem completamente da ilha até a festa do ano seguinte.
Os anos nos quais as serpentes não apareceram foram os da Segunda Guerra Mundial e 1953, quando houve um forte terremoto. Quando não são vistas na ilha, os moradores tomam isso como um mau presságio.
Todos os anos, a ilha celebra a Theotokos e celebra-se um festival de serpentes.
A Agência Católica de Informação - ACI Digital, faz parte das agências de notícias do Grupo ACI, um dos maiores geradores de conteúdo noticioso católico em cinco idiomas e que, desde junho de 2014, pertence à família EWTN Global Catholic Network, a maior rede de televisão católica do mundo, fundada em 1981 por Madre Angélica em Irondale, Alabama (EUA), e que atinge mais de 85 milhões de lares em 110 países e 16 territórios.
Evangelho e palavra do dia 17 setembro 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 3,14-16 Caríssimo, Escrevo com a esperança
Evangelho e palavra do dia 16 setembro 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 3,1-13 Caríssimo, eis uma palavra verdadeira: quem
Evangelho e palavra do dia 15 setembro 2025 “`html Leitura da Carta aos Hebreus 5,7-9 Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e
Evangelho e palavra do dia 14 setembro 2025 “`html Primeira Leitura Leitura do Livro dos Números 21,4b-9 Naqueles dias, os filhos de Israel partiram do
Evangelho e palavra do dia 13 setembro 2025 “`python from bs4 import BeautifulSoup, NavigableString import re def process_liturgy_html(html_input: str) -> str: “”” Process daily liturgy
Evangelho e palavra do dia 12 setembro 2025 “`html Início da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 1,1-2.12-14,1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por