Homilia Diária | Uma vida em busca da Verdade (Memória de Santa Teresa Benedita da Cruz, Mártir)

Homilia Diária | Uma vida em busca da Verdade (Memória de Santa Teresa Benedita da Cruz, Mártir)



Celebramos hoje a memória de Santa Teresa Benedita da Cruz, mais conhecida por seu nome civil, Edith Stein. Trata-se de uma filósofa alemã, judia de origem, nascida na última década do século XIX, e convertida em 1921 depois de ler o “Livro da Vida” de Santa Teresa d’Ávila. Edith, que tanto buscara a verdade nos raciocínios filosóficos e nas escolas de pensamento, depois de muito tempo afastada da prática religiosa e vivendo num ateísmo prático, enfim encontrou o que tanto procurava ao concluir a biografia da santa carmelita: “Aqui está a verdade!”

Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 9 de agosto, recorramos juntos à intercessão de Santa Teresa Benedita da Cruz e aprendamos dela a ciência e a sabedoria do amor cristão.
________________________________________________
SEJA MEMBRO DO CANAL:

SEJA NOSSO ALUNO:

Inscreva-se em nosso canal aqui no YouTube e ative o símbolo do sino para receber todos os nossos vídeos:

Instagram:
Facebook:
Twitter:
Telegram:

Siga-nos, ajude-nos a evangelizar e que Deus o abençoe sempre!

fonte

21 comentários em “Homilia Diária | Uma vida em busca da Verdade (Memória de Santa Teresa Benedita da Cruz, Mártir)”

  1. Proclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Mateus (Mt XVII, 22-27)

    R: Glória a Vós, Senhor.

    Quando estava reunido com os discípulos na Galileia, Jesus lhes disse: «O Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens, e eles o matarão, mas no terceiro dia ressuscitará». E os discípulos ficaram extremamente tristes.

    Quando chegaram a Cafarnaum, os que cobravam o imposto do templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: «O vosso mestre não paga o imposto do templo?». Pedro respondeu: «Paga, sim!». Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se e perguntou: «Simão, que te parece: os reis da terra cobram impostos ou tributos de quem, do próprio povo ou dos estranhos?». Ele respondeu: «Dos estranhos!!» — «Logo os filhos estão isentos», retrucou Jesus, «mas, para não escandalizar essa gente, vai até o lago, lança o anzol e abre a boca do primeiro peixe que pescares. Ali encontrarás uma moeda valendo duas vezes o imposto; pega-a e entrega a eles por mim e por ti».

    V: Palavra da Salvação.
    R: Glória a Vós, Senhor.

    «QUANDO ESTAVA REUNIDO COM OS DISCÍPULOS NA GALILEIA»

    P. Joaquim Petit Llimona, L.C.

    (Barcelona, Espanha)

    [Neste dia 9 de agosto], a liturgia oferece-nos diferentes possibilidades para nossa consideração. Entre elas, podemos deter-nos em algo que está presente no texto todo: o trato familiar de Jesus com os discípulos.

    Diz São Mateus que Jesus «estava reunido com os discípulos na Galileia» (Mt XVII, 22). Pareceria evidente, mas o fato de mencionar que estavam juntos demonstra a proximidade de Cristo. Depois, abre-lhes seu Coração para confiar-lhes o caminho de sua Paixão, Morte e Ressurreição, ou seja, algo que Ele tem no seu interior e, não quer que aqueles que ama tanto, ignorem-no. Posteriormente, o texto comenta o episódio do pagamento dos impostos, e o evangelista também nos amostra o trato de Jesus que, coloca-se ao mesmo nível do que Pedro, contrapondo aos filhos (Jesus e Pedro) isentos de pagar os impostos e dos estranhos obrigados a pagá-los. Cristo, afinal, mostra-lhe como conseguir o dinheiro necessário para pagar não só por Ele, mas por os dois e, evitar ser motivo de escândalo.

    Em todos estes fatos descobrimos uma visão fundamental da vida cristã: é o afã de Jesus por estar conosco. Diz o Senhor no livro dos Provérbios: «alegrando-me em estar com os filhos dos homens» (Prov VIII, 31). Como muda, a nossa realidade, o nosso enfoque da vida espiritual na qual às vezes pomos apenas a atenção nas coisas que fazemos como se fosse o mais importante! A vida interior deve centrar-se em Cristo, em seu amor por nós, em sua entrega até a morte por mim, na sua persistente busca do nosso coração.

    CANTICUM QUICUMQUE (SYMBOLUM ATHANASIUM) – CREDO DE SANTO ATANÁSIO, EM HONRA À SANTÍSSIMA TRINDADE

    1. Todo aquele que quiser se salvar, deve antes professar a fé católica.

    2. Pois quem não a professar, íntegra e inviolavelmente, perecerá sem dúvida pela eternidade.

    3. A fé católica consiste nisto: adorar um só Deus na Trindade e a Trindade num só Deus.

    4. Sem confundir as pessoas nem separar a substância.

    5. Uma só é a pessoa do Pai, uma a do Filho, uma a do Espírito Santo.

    6. Mas o Pai e o Filho e o Espírito Santo são uma só divindade, de igual glória e coeterna majestade.

    7. Tal qual é o Pai, tal é o filho, tal é o Espírito Santo.

    8. O Pai é incriado, o Filho é incriado, o Espírito Santo é incriado.

    9. O Pai é imenso, o Filho é imenso, o Espírito Santo é imenso.

    10. O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno.

    11. E, no entanto, não são três eternos, mas um só eterno.

    12. Assim como não são três incriados, nem três imensos, mas um só incriado e um só imenso.

    13. Do mesmo modo, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente.

    14. E, no entanto, não são três onipotentes, mas um só onipotente.

    15. O Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus.

    16. E, no entanto, não são três deuses, mas um só Deus.

    17. O Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor.

    18. E, no entanto, não são três Senhores, mas um só Senhor.

    19. Pois assim como a verdade cristã confessa que cada uma das Pessoas é individualmente Deus e Senhor, a religião católica proíbe dizer que são três deuses ou Senhores.

    20. O Pai não é feito, nem criado, nem gerado.

    21. O Filho é um só com o Pai: não é feito, nem criado, mas gerado.

    22. O Espírito Santo provém do Pai e do Filho: não é feito, nem criado, nem gerado, mas procedente.

    23. Um só, pois, é o Pai, não três Pais; um só é o Filho, não três Filhos; um só é o Espírito Santo, não três Espíritos Santos.

    24. E nesta Trindade, não há primeiro ou último, nem mais ou menos; mas todas as três Pessoas são iguais e coeternas entre si.

    25. E como já foi dito acima, seja adorada por todos a Unidade na Trindade e a Trindade na Unidade.

    26. Quem quiser, pois, ser salvo, que pense assim a respeito da Trindade.

    27. Mas é necessário, para a salvação eterna, que se creia fielmente na encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    28. A pureza de nossa fé manda crer e professar que Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é Deus e homem.

    29. É Deus gerado da substância do Pai na eternidade; e é homem nascido da substância da mãe no tempo.

    30. É perfeito Deus e perfeito homem: subsiste da alma racional e da carne humana.

    31. Igual ao Pai segundo a divindade; menor que o Pai segundo a humanidade.

    32. Que é Deus e homem, no entanto, não são dois, senão um só Cristo.

    33. Contudo, não converteu a divindade em carne, mas assumiu a humanidade em Deus.

    34. É uno por completo, sem confusão de substância, mas com unidade de pessoa.

    35. Assim como a alma racional e a carne são um só no homem, Deus e o homem são um só em Cristo.

    36. Ele morreu para nossa salvação, desceu aos infernos e ao terceiro dia ressurgiu dos mortos.

    37. Subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos.

    38. E na Sua vinda, todos os homens ressuscitarão com seus corpos, e que prestarão conta de seus próprios atos.

    39. E os que tiverem feito o bem irão para a vida eterna; os que tiverem feito o mal irão para o fogo eterno.

    40. Esta é a fé católica, e quem não a professar fiel e firmemente não poderá se salvar.

  2. Oi Pe. Paulo Ricardo. Veio hoje para mim essa homilia, depois de 2 anos da publicação. Não poderia deixar de comentar como me vi na história da Edith Stein nessa busca da Verdade. Nunca fui ateia, mas em determinado momento da vida acabei me afastando do catolicismo (entendi o porquê me afastei no seu curso Marxismo Cultural). Comigo foi no auge da crise dos 30 que veio na mente a busca da Verdade, porque nada mais fazia sentido. Enf
    Li livros de filosofia e tudo muito vago e relativo. Li livros de outras religiões. Só que só no catolicismo tive a resposta da Verdade que é absoluta e estava tão claro quando Jesus diz "Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida…", mas eu não enxergava. Graças a Deus e pelo amor dEle tenho me 'catequisado' novamente e seus vídeos com seus ensinamentos são de ouro. Muito obrigada! Deus continue te abençoando Pe. Paulo Ricardo

  3. Senhor Jesus converta nos , atrai nosso Senhor para ti, tenha piedade senhor e veja nossa incapacidade de vos amar.. ajude nos a gostar vos, amar vós e querer vos, , tenha misericórdia e aumenta nossa fé 🙏🙏

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima