Homilia Dominical | Três princípios para comungar bem (19.º Domingo do Tempo Comum)
O que acontece em nós quando recebemos o Corpo e o Sangue de Cristo? Por que esse momento é tão importante, não só para a Santa Missa, mas para toda a nossa vida espiritual? Com que disposições devemos nos aproximar desse sacramento para recebê-lo bem e com fruto? Na homilia deste domingo, em que Nosso Senhor dá sequência a seu célebre discurso sobre o Pão da Vida, Padre Paulo Ricardo apresenta três princípios para comungarmos bem.
fonte
Boa noite 🙏
Onde não se busca a fraternidade e a justiça a EUCARISTIA ofende a Deus!!!!!!!!!!! E demais a falta de coerência com o verdadeiro sentido de comungar …comungar Jesus você precisa estar em comunhão com o irmao.
Que Homilia linda, e muito explicativa, temos que compartilhar esse vídeo com outras pessoas para que elas aprendam como se deve comungar.
Obrigada
Por essas explicações
Como o Sr disse
Muitas vezes fazemos automática
Muito obrigado
Por repetir, por falar muitas vezes
Deus abençoe 🙏
❤
Para comungar dignamente, rasgue as vestes do egoismo, da ganância e do poder…deixe o amor fraterno tomar conta do seu coraçao aderindo ao projeto de Jesus onde a Justiça e Paz se abraçarao .
Muito obrigada Padre Paulo por mais essa explicação , que Deus continue abençoando o seu ministério e a sua vida 🙏🙏
Obrigada Deus Abençoe!
Amém ❤
Gratidão Padre 🙏🤚🙌👏🙌👏🙌👏
Comentário ao Evangelho por São Cirilo, 313-350, bispo de Jerusalém, doutor da Igreja # 4.ª catequese mistagógica, 1.3.9.
«Participamos com plena segurança no corpo e no sangue de Cristo»
O Senhor Jesus, na noite em que foi entregue, tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é o meu corpo; em seguida, tomando o cálice, disse: Tomai e bebei, isto é o meu sangue – (cf 1Cor 11,23-25). Se Ele próprio declarou abertamente, ao falar do pão: Isto é o meu corpo, quem ousará duvidar? E se Ele próprio é tão afirmativo quando diz: Isto é o meu sangue, quem hesitará ainda ou dirá que não é o seu sangue? […]
Assim, é com plena certeza que participamos desta forma no corpo e no sangue de Cristo. Com efeito, sob a forma de pão, é o corpo que te é dado, e sob a forma de vinho, o sangue, para que, participando do corpo e do sangue de Cristo, te tornes um só corpo e um só sangue com Cristo. Deste modo, tornamo-nos: participantes da natureza divina – (2Pd 1,4). […]
Disse David em um salmo: Assim [o homem] obtém azeite para fazer brilhar o seu rosto e pão que lhe reconforta o ânimo – (Sl 103,15). Fortalece, pois, o teu coração tomando este pão espiritual e alegra o rosto da tua alma. E, de rosto descoberto e em pureza de consciência, reflete a glória do Senhor como num espelho.
Tradução livre da Oração – Adoro Te Devote – de São Thomas de Aquino, teólogo.
Adoro Vos, ó Cristo Deus, no santo altar o teu sacramento vivo, a palpitar!
Dou-te, sem partilha, vida e coração; pois de amor me inflamo na contemplação.
Tato e vista falham, bem como o sabor; só por meu ouvido tem a fé vigor.
Creio o que disseste, ó Jesus meu Deus, Verbo da Verdade, vindo a nós dos céus.
Tua divindade não se viu na cruz, nem a humanidade se vê aqui, Jesus;
Ambas eu confesso como o bom ladrão, e um lugar espero na eternal mansão.
Não me deste a dita como a São Tomé, de tocar as chagas, mas eu tenho fé.
Faze que ela cresça com o meu amor, e minha esperança tenha novo ardor.
Dos teus sofrimentos é memorial, este pão de vida, pão celestial;
Dele eu sempre queira mais me alimentar, sentir-lhe a doçura divinal sem par.
Pio Pelicano, Cristo meu Senhor, lava no teu sangue a mim pecador.
Pois que uma só gota pode resgatar do pecado o mundo e o purificar.
Ora te contemplo, com espesso véu, mas desejo ver-te, bom Jesus, no céu.
Face a face um dia, hei de ti gozar, nessa doce Pátria sem fim te amar. Amém.
Glória a Deus!!! Jesus o Pão da Vida 🙏 Eu te Amo ❤
Segunda leitura: Efésios 4, 30-32; 5, 1-2
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:
Irmãos: 30Não contristeis o Espírito Santo com o qual Deus vos marcou como com um selo para o dia da libertação. 31Toda a amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias, tudo isto deve desaparecer do meio de vós, como toda espécie de maldade. 32Sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo. 5,1Sede imitadores de Deus, como filhos que ele ama. 2Vivei no amor, como Cristo nos amou e se entregou a si mesmo a Deus por nós, em oblação e sacrifício de suave odor.
– Palavra do Senhor
– Graças a Deus
Livro dos Salmos 33, 2-3.4-5.6-7.8-9 (R. 9a)
– 2Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. 3Minha alma se gloría no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!
R: Provai e vede quão suave é o Senhor!
– 4Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! 5Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.
R: Provai e vede quão suave é o Senhor!
– 6Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! 7Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.
R: Provai e vede quão suave é o Senhor!
– 😯 anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. 9Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
R: Provai e vede quão suave é o Senhor!
Domingo, 11/Agosto/2024 # Santo do dia: Santa Clara de Assis, virgem, 1253 Cor litúrgica: verde Evangelho do dia: São João 6, 41-51
Primeira leitura: 1Reis 19, 4-8
Leitura do Primeiro Livro dos Reis:
Naqueles dias, 4Elias entrou deserto adentro e caminhou o dia todo. Sentou-se finalmente debaixo de um junípero e pediu para si a morte, dizendo: Agora basta, Senhor! Tira a minha vida, pois não sou melhor que meus pais. 5E, deitando-se no chão, adormeceu à sombra do junípero. De repente, um anjo tocou-o e disse: Levanta-te e come!6Ele abriu os olhos e viu junto à sua cabeça um pão assado debaixo da cinza e um jarro de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. 7Mas o anjo do Senhor veio pela segunda vez, tocou-o e disse: Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a percorrer. 8Elias levantou-se, comeu e bebeu, e, com a força deste alimento, andou quarenta dias e quarenta noites, até chegar ao Horeb, o monte de Deus.
– Palavra do Senhor
– Graças a Deus
Rezemos por todos os sacerdotes, religiosos e religiosas; pelas almas no Purgatório; pela conversão dos pecadores; para desagravar o Imaculado Coração de Maria e o Sagrado Coração de Jesus. Pelos sacerdotes, religiosos e religiosas perseguidos em razão da fé; por todos os desamparados, infelizes e abandonados e, principalmente e acima de tudo, para que seja feita a vontade de Deus. Para que acima de tudo seja feita a Sua vontade Senhor Deus de misericórdia, e assim, se for do Seu agrado e interesse, concedei-nos a conversão da Rússia e de Israel e a paz na Ucrânia e na Palestina. Amém.
Amém
SENHOR dai me sabedoria de viver sempre na sua presença. JESUS eu CONFIO em Vós.
JESUS eu CONFIO em Vós fica conosco comigo com meus filhos protege nos livra nos de todo mal🙏
Após a comunhão o sacerdote deveria dar um tempo para o fiel vivenciar o Cristo em si.
Amém 🙏
Que catequese maravilhosa 🙏 Deus te abençoe sempre mais, padre Paulo Ricardo. Obrigada!
Ah como devemos nos atentar à forma certa de comungar.
O senhor Padre Paulo Ricardo é uma Luz que brilha na humanidade, suas sábias palavras nos ajuda a vê Deus mais de perto.Que a cada dia o senhor seja mais Padre, precisamos de sacerdotes santos que seja a Face de Deus na terra. Sua bênção.
Paz e Bem.
Amém
obrigada por tanto!
Amei padre sua homilia
Amém 🙏🙏🙏
Tenho dificuldades qdo estou na Pastoral do canto e muitas vezes sozinha…tem que comungar e logo cantar….como fica a adoração?
🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Graça e paz🙌🏾🙌🏾🙌🏾🙌🏾🙏🏾🙏🏾🙏🏾
❤ SUA BENÇÃO PADRE PAULO RICARDO
EU ACREDITO QUE MUITOS SACERDOTES FALTARAM A ESSA AULA 😢😢😢
ESSE TIPO DE COMUNHÃO É O MEU SONHO POIS NA MINHA COMUNIDADE ESSA REALIDADE ESTÁ BEM LONGE DESSA REFLEXÃO DO PADRE PAULO RICARDO 😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢
Os Ministros Extraordinários da Com. Eucarística não temos esse tempo para adorar Jesus. Então devemos distribuir a comunhão aos irmãos com mais profunda reverência ao Corpo de Jesus. 🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙏🙏🙏🙏
Ótima homilia
🙏🙏🙏🙏
Amém
🗣 Que pena! Tanta explicação que termina funcionando como um PLACEBO! Este é o resultado de quem recebe das mãos de homens o que este Dacerdote chama de SORO ESPIRITUAL. Que loucura!
PRESTA ATENÇÃO: Quando aconteceu a CEIA, estavam presentes todos os APÓSTOLOS e também JESUS que os alimentava tanto CARNAL como e principalmente ESPIRITUALMENTE! Ora, para os CRISTÃOS RADICAIS, também JESUS se faz PRESENTE. Lembram ou já ouviram falar sobre o ESPÍRITO SANTO que é dado a cada um que JESUS ENCONTRA? Então? Para os CRISTÃOS RADICAIS, pão continua sendo pão e vinho continua sendo vinho, enquanto JESUS participa juntinho a cada um de nós, pois o ESPÍRITO SANTO fez morada no nosso CORPO! Quanto aos RELIGIOSOS? Ah, estes continuam forçando conhecer JESUS, quando na verdade só o conhecem por ouvir DELE falar. Aí procedem da mesma forma que vieram do ventre de suas mamães a: se Católicos, católicos; se Espíritas, espíritas, se Evangélicos, evangélicos etc!
É triste as vezes vc está lá rezando e já começam a desligar as luzes nem dá esses 10 minutos 😢
As vezes acho que os padres ou não creem ou perderam a fé no seminário.. muitos não tem essa paixão por Jesus Eucarístico e são poucos os que dão uns segundinhos para nós rezarmos e adoramos Jesus após a comunhão.. algumas vezes até tem gente ainda na fila e já estão dando sequência nos avisos 😭😭😭.. rezo muito pela conversão do clero, esta é uma das intenções do imaculado coração de Maria 🙏🏻🌹❤️🔥
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo 🙏🙏🙏
Padre Paulo. Sua benção.
Por favor me ajude com esta dúvida 🙋♂️
Como ficar 10 minutos em oração após comungar, se logo após todos comungarem (que não leva 10 minutos) o sacerdote reinicia o rito da Santa missa? Obrigado por me ajudar
Amém 🙏
Muito obrigada
A comunhão na mão foi reintroduzida, pois há documentos de Padres da Igreja que relatam esta maneira de acolher o Senhor! Por isso será preciso insistir, como faziam os Padres da Igreja, sobre a nobreza dos gestos dos fiéis. Assim, os recém batizados do fim do século IV recebiam a norma de estender as duas mãos fazendo “com a esquerda um trono para a direita, pois esta devia receber o Rei” (5ª Catequese Mistagógica de Jerusalém, n.21; PG 33, Col. 1125; São João Crisóstomo, homilia 47, PG 63,Col. 898, etc.).
Amém Padre.
Ótima explicação, muito obrigado!