Homilia Dominical | Três princípios para comungar bem (19.º Domingo do Tempo Comum)

Homilia Dominical | Três princípios para comungar bem (19.º Domingo do Tempo Comum)



O que acontece em nós quando recebemos o Corpo e o Sangue de Cristo? Por que esse momento é tão importante, não só para a Santa Missa, mas para toda a nossa vida espiritual? Com que disposições devemos nos aproximar desse sacramento para recebê-lo bem e com fruto? Na homilia deste domingo, em que Nosso Senhor dá sequência a seu célebre discurso sobre o Pão da Vida, Padre Paulo Ricardo apresenta três princípios para comungarmos bem.

fonte

48 comentários em “Homilia Dominical | Três princípios para comungar bem (19.º Domingo do Tempo Comum)”

  1. Comentário ao Evangelho por São Cirilo, 313-350, bispo de Jerusalém, doutor da Igreja # 4.ª catequese mistagógica, 1.3.9.

    «Participamos com plena segurança no corpo e no sangue de Cristo»

    O Senhor Jesus, na noite em que foi entregue, tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é o meu corpo; em seguida, tomando o cálice, disse: Tomai e bebei, isto é o meu sangue – (cf 1Cor 11,23-25). Se Ele próprio declarou abertamente, ao falar do pão: Isto é o meu corpo, quem ousará duvidar? E se Ele próprio é tão afirmativo quando diz: Isto é o meu sangue, quem hesitará ainda ou dirá que não é o seu sangue? […]
    Assim, é com plena certeza que participamos desta forma no corpo e no sangue de Cristo. Com efeito, sob a forma de pão, é o corpo que te é dado, e sob a forma de vinho, o sangue, para que, participando do corpo e do sangue de Cristo, te tornes um só corpo e um só sangue com Cristo. Deste modo, tornamo-nos: participantes da natureza divina – (2Pd 1,4). […]
    Disse David em um salmo: Assim [o homem] obtém azeite para fazer brilhar o seu rosto e pão que lhe reconforta o ânimo – (Sl 103,15). Fortalece, pois, o teu coração tomando este pão espiritual e alegra o rosto da tua alma. E, de rosto descoberto e em pureza de consciência, reflete a glória do Senhor como num espelho.

  2. Tradução livre da Oração – Adoro Te Devote – de São Thomas de Aquino, teólogo.

    Adoro Vos, ó Cristo Deus, no santo altar o teu sacramento vivo, a palpitar!
    Dou-te, sem partilha, vida e coração; pois de amor me inflamo na contemplação.
    Tato e vista falham, bem como o sabor; só por meu ouvido tem a fé vigor.
    Creio o que disseste, ó Jesus meu Deus, Verbo da Verdade, vindo a nós dos céus.
    Tua divindade não se viu na cruz, nem a humanidade se vê aqui, Jesus;
    Ambas eu confesso como o bom ladrão, e um lugar espero na eternal mansão.
    Não me deste a dita como a São Tomé, de tocar as chagas, mas eu tenho fé.
    Faze que ela cresça com o meu amor, e minha esperança tenha novo ardor.
    Dos teus sofrimentos é memorial, este pão de vida, pão celestial;
    Dele eu sempre queira mais me alimentar, sentir-lhe a doçura divinal sem par.
    Pio Pelicano, Cristo meu Senhor, lava no teu sangue a mim pecador.
    Pois que uma só gota pode resgatar do pecado o mundo e o purificar.
    Ora te contemplo, com espesso véu, mas desejo ver-te, bom Jesus, no céu.
    Face a face um dia, hei de ti gozar, nessa doce Pátria sem fim te amar. Amém.

  3. Segunda leitura: Efésios 4, 30-32; 5, 1-2
    Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

    Irmãos: 30Não contristeis o Espírito Santo com o qual Deus vos marcou como com um selo para o dia da libertação. 31Toda a amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias, tudo isto deve desaparecer do meio de vós, como toda espécie de maldade. 32Sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo. 5,1Sede imitadores de Deus, como filhos que ele ama. 2Vivei no amor, como Cristo nos amou e se entregou a si mesmo a Deus por nós, em oblação e sacrifício de suave odor.

    – Palavra do Senhor
    – Graças a Deus

  4. Livro dos Salmos 33, 2-3.4-5.6-7.8-9 (R. 9a)

    – 2Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. 3Minha alma se gloría no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!
    R: Provai e vede quão suave é o Senhor!

    – 4Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! 5Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.
    R: Provai e vede quão suave é o Senhor!

    – 6Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! 7Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.
    R: Provai e vede quão suave é o Senhor!

    – 😯 anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. 9Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
    R: Provai e vede quão suave é o Senhor!

  5. Domingo, 11/Agosto/2024 # Santo do dia: Santa Clara de Assis, virgem, 1253 Cor litúrgica: verde Evangelho do dia: São João 6, 41-51

    Primeira leitura: 1Reis 19, 4-8
    Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

    Naqueles dias, 4Elias entrou deserto adentro e caminhou o dia todo. Sentou-se finalmente debaixo de um junípero e pediu para si a morte, dizendo: Agora basta, Senhor! Tira a minha vida, pois não sou melhor que meus pais. 5E, deitando-se no chão, adormeceu à sombra do junípero. De repente, um anjo tocou-o e disse: Levanta-te e come!6Ele abriu os olhos e viu junto à sua cabeça um pão assado debaixo da cinza e um jarro de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. 7Mas o anjo do Senhor veio pela segunda vez, tocou-o e disse: Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a percorrer. 8Elias levantou-se, comeu e bebeu, e, com a força deste alimento, andou quarenta dias e quarenta noites, até chegar ao Horeb, o monte de Deus.

    – Palavra do Senhor
    – Graças a Deus

  6. Rezemos por todos os sacerdotes, religiosos e religiosas; pelas almas no Purgatório; pela conversão dos pecadores; para desagravar o Imaculado Coração de Maria e o Sagrado Coração de Jesus. Pelos sacerdotes, religiosos e religiosas perseguidos em razão da fé; por todos os desamparados, infelizes e abandonados e, principalmente e acima de tudo, para que seja feita a vontade de Deus. Para que acima de tudo seja feita a Sua vontade Senhor Deus de misericórdia, e assim, se for do Seu agrado e interesse, concedei-nos a conversão da Rússia e de Israel e a paz na Ucrânia e na Palestina. Amém.

  7. O senhor Padre Paulo Ricardo é uma Luz que brilha na humanidade, suas sábias palavras nos ajuda a vê Deus mais de perto.Que a cada dia o senhor seja mais Padre, precisamos de sacerdotes santos que seja a Face de Deus na terra. Sua bênção.

  8. ❤ SUA BENÇÃO PADRE PAULO RICARDO
    EU ACREDITO QUE MUITOS SACERDOTES FALTARAM A ESSA AULA 😢😢😢
    ESSE TIPO DE COMUNHÃO É O MEU SONHO POIS NA MINHA COMUNIDADE ESSA REALIDADE ESTÁ BEM LONGE DESSA REFLEXÃO DO PADRE PAULO RICARDO 😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢

  9. 🗣 Que pena! Tanta explicação que termina funcionando como um PLACEBO! Este é o resultado de quem recebe das mãos de homens o que este Dacerdote chama de SORO ESPIRITUAL. Que loucura!

    PRESTA ATENÇÃO: Quando aconteceu a CEIA, estavam presentes todos os APÓSTOLOS e também JESUS que os alimentava tanto CARNAL como e principalmente ESPIRITUALMENTE! Ora, para os CRISTÃOS RADICAIS, também JESUS se faz PRESENTE. Lembram ou já ouviram falar sobre o ESPÍRITO SANTO que é dado a cada um que JESUS ENCONTRA? Então? Para os CRISTÃOS RADICAIS, pão continua sendo pão e vinho continua sendo vinho, enquanto JESUS participa juntinho a cada um de nós, pois o ESPÍRITO SANTO fez morada no nosso CORPO! Quanto aos RELIGIOSOS? Ah, estes continuam forçando conhecer JESUS, quando na verdade só o conhecem por ouvir DELE falar. Aí procedem da mesma forma que vieram do ventre de suas mamães a: se Católicos, católicos; se Espíritas, espíritas, se Evangélicos, evangélicos etc!

  10. As vezes acho que os padres ou não creem ou perderam a fé no seminário.. muitos não tem essa paixão por Jesus Eucarístico e são poucos os que dão uns segundinhos para nós rezarmos e adoramos Jesus após a comunhão.. algumas vezes até tem gente ainda na fila e já estão dando sequência nos avisos 😭😭😭.. rezo muito pela conversão do clero, esta é uma das intenções do imaculado coração de Maria 🙏🏻🌹❤️‍🔥

  11. A comunhão na mão foi reintroduzida, pois há documentos de Padres da Igreja que relatam esta maneira de acolher o Senhor! Por isso será preciso insistir, como faziam os Padres da Igreja, sobre a nobreza dos gestos dos fiéis. Assim, os recém batizados do fim do século IV recebiam a norma de estender as duas mãos fazendo “com a esquerda um trono para a direita, pois esta devia receber o Rei” (5ª Catequese Mistagógica de Jerusalém, n.21; PG 33, Col. 1125; São João Crisóstomo, homilia 47, PG 63,Col. 898, etc.).

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima