“Como ovelhas sem pastor” (Homilia Dominical.410: 16.º Domingo do Tempo Comum)

“Como ovelhas sem pastor” (Homilia Dominical.410: 16.º Domingo do Tempo Comum)



[Áudio corrigido]

“Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão”, diz o Evangelho deste domingo, “porque eram como ovelhas sem pastor”.

Mas o que significava para o povo daquela época e o que significa, para nós que vivemos o tempo da Igreja, ser “como ovelhas sem pastor”? Qual foi a missão confiada aos pastores do rebanho de Deus e por que tantos acabam por traí-la?

É o que Padre Paulo Ricardo responde em mais esta meditação sobre a Igreja, o sacerdócio e o Fim dos Tempos:

fonte

24 comentários em ““Como ovelhas sem pastor” (Homilia Dominical.410: 16.º Domingo do Tempo Comum)”

  1. Evangelho segundo São Marcos 6, 30-34 => Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles. 34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. Palavra da salvação. Glória a Vós Senhor.

  2. Livro do Profeta Jeremias 23, 1-6: => 1“Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho de minha pastagem, diz o Senhor! 2Deste modo, isto diz o Senhor, Deus de Israel, aos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes o meu rebanho, e o afugentastes e não cuidastes dele; eis que verificarei isso entre vós e castigarei a malícia de vossas ações, diz o Senhor. 3E eu reunirei o resto de minhas ovelhas de todos os países para onde foram expulsas, e as farei voltar a seus campos, e elas se reproduzirão e multiplicarão. 4Suscitarei para elas novos pastores que as apascentem; não sofrerão mais o medo e a angústia, nenhuma delas se perderá, diz o Senhor. 5Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. 6Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão: ‘Senhor, nossa Justiça’”. Palavra do Senhor. Graças a Deus.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima