Homilia Diária | Sentir raiva é sempre pecado? (Quinta-feira da 10.ª Semana do Tempo Comum)

Homilia Diária | Sentir raiva é sempre pecado? (Quinta-feira da 10.ª Semana do Tempo Comum)



→ Vem aí “Anjos e Demônios” | Faça o seu cadastro para receber todas as novidades gratuitamente. Acesse:

Quando queremos um bem difícil, encontramos muitas dificuldades. Por isso nos sentimos frequentemente açoitados pela raiva. Afinal, as coisas não sucedem como e no tempo que gostaríamos. Com isso, a energia que Deus nos deu para procurar o bem começa a trazer mais problemas do que soluções. Começamos a perder a calma, irritamo-nos mais vezes e, não raro, à toa… Por qualquer coisa sobe-nos aquela agitação, aquele ímpeto de fazer justiça com as próprias mãos, de resolver tudo o mais rápido possível, passando por cima de todos. Ora, quem não vê que isso é uma desordem? Mas será que tem remédio?

Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, 10 de junho, e aprenda como superar pela devoção ao Sagrado Coração o vício da ira.
________________________________________________
SEJA MEMBRO DO CANAL:

SEJA NOSSO ALUNO:

Inscreva-se em nosso canal aqui no YouTube e ative o símbolo do sino para receber todos os nossos vídeos:

Instagram:
Facebook:
Twitter:
Telegram:

Siga-nos, ajude-nos a evangelizar e que Deus o abençoe sempre!

fonte

42 comentários em “Homilia Diária | Sentir raiva é sempre pecado? (Quinta-feira da 10.ª Semana do Tempo Comum)”

  1. Não é só não matar, mas é também não encolerizar-se contra o irmão. É preciso ser manso e humilde de coração.
    Senhor dai-me a graça de um coração semelhante ao vosso, como o de nossa Mãe Maria Santíssima e São José, e que eu coopere com a graça para que este milagre aconteça.
    Amém. Amém. Amém.

  2. Senhor eu declaro a minha causa a ti, para que seja feita verdadeiramente a tua Vontade em toda parte e sempre a começar em mim no meu interior, no meu pobre e mísero coração, por amor mediante a fé.
    Amém. Amém. Amém.
    Sagrado Coração de Jesus eu confio em vós. Imaculado Coração de Maria, confiança, saúde e vitória minha.

  3. Proclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Mateus (Mt V, 20-26)

    R: Glória a Vós, Senhor.

    «Eu vos digo: Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus.

    Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não matarás!! Quem matar deverá responder no tribunal’. Ora, eu vos digo: todo aquele que tratar seu irmão com raiva deverá responder no tribunal; quem disser ao seu irmão ‘imbecil’ deverá responder perante o sinédrio; quem chamar seu irmão de ‘louco’ poderá ser condenado ao fogo do inferno.

    Portanto, quando estiveres levando a tua oferenda ao altar e ali te lembrares que teu irmão tem algo contra ti, deixa a tua oferenda diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então, vai apresentar a tua oferenda. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto ele caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade, te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo».

    V: Palavra da Salvação.
    R: Glória a Vós, Senhor.

    «NÃO VOS ENCOLERIZEIS CONTRA VOSSO IRMÃO»

    P. Julio César Ramos González (Mendoza, Argentina)

    Hoje, Jesus nos convida a ir além do que pode viver qualquer simples cumpridor da lei. Ainda, sem cair na concreção das más ações, muitas vezes o costume endurece o desejo da procura da santidade, moldando-nos de forma acomodatícia à rotina do comportar-se bem e, nada mais. São João Bosco costumava repetir: «O bom, é inimigo do ótimo». Ai é onde nos alcança a Palavra do Mestre, que nos convida a fazer coisas “maiores” (cf. Mt V, 20), que partem de uma atitude diferente. Coisas maiores, que paradoxalmente, passam pelas menores, pelas pequenices. Encolerizar-se, menosprezar e renegar do irmão não são adequadas para o discípulo do Reino, que foi chamado a ser — nada mais e nada menos — que sal da terra e luz do mundo (cf. Mt V, 13-16), desde a vigência das bem aventuranças (cf. Mt V, 3-12).

    Jesus, com autoridade, muda a interpretação do preceito negativo ‘Não matar’ (cf. Ex XX, 13) pela interpretação positiva da profunda e radical exigência da reconciliação, colocada — para maior ênfase — em relação com o culto. Assim, não há oferenda que sirva quando «te lembrares que teu irmão tem algo contra ti» (Mt V, 23). Por isso, importa arrumar qualquer pleito, porque caso contrário a invalidez da oferenda se voltará contra ti (cf. Mt V, 3-26).

    Tudo isto, só o pode mobilizar um grande amor. São Paulo nos dirá: «De fato os mandamentos: ‘Não cometerás adultério’, ‘Não matarás’, ‘Não roubarás’, ‘Não cobiçarás’, e qualquer outro mandamento, se resumem neste: ‘Amarás o próximo como a ti mesmo’. O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei» (Rm XIII, 9-10). Peçamos ser renovados no dom do amor — até no mínimo detalhe — para com o próximo e, nossa vida será a melhor e mais autêntica oferenda a Deus.

    Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso ❤️

  4. Eu tenho raiva, mas não desejo mal ao meu irmão, graças a Deus, mérito do meu anjo da guarda. Mas tenho que agir em palavras certas vezes, pq sou besta demais e os outros pisam em mim ou me fazem de boba! (Minha reação é mais tarde, tô aprendendo a reagir com palavras bonitas e mansas, mas reagir sim – sou melancólica)

  5. Doces palavras e grande ensinamento que nos fazem desejar o céu, desejar ser Santo (quanto mais pudermos) e viver a eternidade junto de Jesus.
    Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!

  6. Deus fez o ser humano com a determinação, com garra para buscar o bem, mas por causa das desordens que existe dentro de nós, terminamos tendo raiva facilmente com o próximo, quando deveríamos ter raiva dos nossos pecados e lutar contra os pecados que existe dentro de nós. Que Deus te abençoe sempre Padre Paulo Ricardo.

  7. Evangelho segundo São Mateus 5, 20-26 => Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno. 23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”. Palavra da salvação. Glória a Vós Senhor.

  8. É impressionante como cada homilia tem um grande impacto, por sempre ir no ponto exato do momento que eu estou vivendo. Nenhuma dúvida acompanha-me por muito tempo. Deus sempre está me ajudando, e sinto cada vez mais que não sou digno da sua bondade. Obrigado por ser um guia em minha vida, Padre Paulo!

  9. Padre, o senhor, pode me ajudar? Xingar um filho no momento da irritação ou raiva é pecado mortal? Ando muito impaciente … confessei terça feira mas estou muito irritada , ontem xinguei minha filha num momento de irritação. participei da Santa Missa, comunguei hoje mas fiquei com isso a cabeça. Estou me sentindo péssima

  10. Descobri que a minha raiva não foi pecado. Eu não tenho raiva dos meus pais em si, mas das atitudes deles, de quando eles descuidam e falam coisas que me provocam ira, eu senti raiva reclamei, mas eu não senti raiva deles eu não desejo mal pra eles, eu só queria que eles me entendessem e pedi a Deus pra me ajudar porque eu quero ficar em paz com eles não quero ficar assim. Isso me deixou triste, mas não quero ferir Cristo por meu sentimento de raiva.
    Eu falei a mim mesma "não estou pecando não tô com raiva deles e sim das ações", eu fiquei falando "queria que eles ficassem na minha pele pra entender" mas depois pensei não é desejando o mal pra eles e sim fiquei brava por não tentarem me entender, não desejo nem pro meu inimigo quem dirá meus pais que amo.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima