Comunicadores Episcopais na Europa Discutem como Transmitir Esperança com Empatia
De 3 a 5 de junho, a capital tcheca, Praga, recebeu assessores de imprensa e porta-vozes das Conferências Episcopais de toda a Europa para um
Depois do incêndio ocorrido na segunda-feira, 2 de setembro, na Igreja da Imaculada Conceição, em Saint-Omer, no norte da França, dom Olivier Leborgne, bispo de Arras, foi até o local nesta quarta-feira para presidir um momento de oração. Diante da emoção suscitada pela destruição desta igreja, ele ofereceu o seu apoio e consolo.
Na manhã desta quarta-feira, 4, o bispo de Arras , dom Leborgne, visitou o local do desastre, observando os danos causados pelo incêndio criminoso de segunda-feira, 2 de setembro, na Igreja da Imaculada Conceição O telhado e a torre sineira viraram cinza, deixando uma comunidade inteira em estado de choque.
“Confio todos vocês – moradores de Saint-Omer, bombeiros e profissionais que trabalham pela segurança de pessoas e lugares – à Virgem Maria, a quem esta igreja é dedicada”, escreveu o prelado em seu comunicado de imprensa divulgado ba na segunda-feira, convidando para um momento de oração diante das portas da igreja. Ele também celebrou uma Missa na capela Notre-Dame-des-Miracles da cidade.
O padre Sébastien Roussel, pároco, conseguiu levar o Santíssimo Sacramento para um local seguro assim que o incêndio foi controlado. A sua igreja de estilo neogótico, construída em 1854, foi restaurada em 2018.
Um “depois” já planeado pela autarquia
A emoção tocou todos os habitantes da cidade, muito além da comunidade católica. O presidente da Câmara da cidade, François Decoster, decidiu lançar esta quarta-feira uma subscrição no site da Heritage Foundation para angariar fundos para reparar a igreja incendiado.
Na França, são os municípios os responsáveis pela manutenção dos locais de culto construídos antes de 1905. Para o vereador, esta iniciativa é justificada, porque “fazer mal à nossa igreja é fazer mal a toda a cidade”, afirmou ele à mídia local. “É uma verdadeira identidade para nós, um marco no nosso dia a dia, na nossa cidade e nas perifeiras”, disse ele à rádio France Bleu.
O magistrado-mor da comuna também viu “pequenos milagres” durante este incêndio, referindo-se aos ligeiros danos observados no mobiliário da igreja. No entanto, especificou que era necessário aguardar o resultado de uma perícia para saber se a estrutura do prédio estava fragilizada ou não. Ele também destacou as numerosas mensagens de apoio e solidariedade da França e do exterior.
De 3 a 5 de junho, a capital tcheca, Praga, recebeu assessores de imprensa e porta-vozes das Conferências Episcopais de toda a Europa para um
A Diocese de Viseu, através do seu Departamento para o Laicado, assinala hoje, dia 7 de junho de 2025, o seu jubileu com uma jornada
O conhecido cantor, compositor e também catequista, Antonio Cardoso, tem uma participação constante no Programa Brasileiro da Rádio Vaticano. Ele marca presença todos os domingos
Em uma cerimônia marcante realizada na Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição, em Washington, D.C., no dia 4 de junho de 2025, sete irmãos
Evangelho e palavra do dia 07 junho 2025 Leitura dos Atos dos Apóstolos 28,16-20.30-31 Quando entramos em Roma, Paulo recebeu permissão para morar em casa
A Arquidiocese de Washington revelou planos para “diminuir gastos, reduzir seu quadro de funcionários e reestruturar departamentos” a fim de enfrentar “dificuldades financeiras críticas”. Em