A maldade vem da alma, não do corpo (Homilia Diária.1394: Quarta-feira da 5.ª Semana do Tempo Comum)

A maldade vem da alma, não do corpo (Homilia Diária.1394: Quarta-feira da 5.ª Semana do Tempo Comum)



Embora esteja superada a controvérsia de Nosso Senhor com os judeus acerca da impureza ou não dos alimentos, ela nos auxilia a refletir sobre o fato de que o mal tem sua origem no espírito, e não na matéria. É da alma, pois, e não do corpo, que partem tanto o pecado quanto o amor. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, e meditemos sobre nossa batalha espiritual na luta contra o demônio e na vivência do amor a Deus e aos irmãos.

fonte

28 comentários em “A maldade vem da alma, não do corpo (Homilia Diária.1394: Quarta-feira da 5.ª Semana do Tempo Comum)”

  1. Eu detesto quando o padre em tudo compara com animais. É óbvio que os animais têm espírito. Está na bíblia. Deus soprou sobre eles a vida também. Leia a bíblia. Eles não pecam porque não têm consciência. E dizer que um animal não ama, é só para quem nunca teve um animal. Eu tenho rejeitado ouvir o padre Paulo que eu gostava tanto, por essas comparações, e o menosprezo que ele tem pelos animais. Eu li sobre isso. Não há uma posição definitiva sobre esse assunto dentro da Igreja. Isso que o padre fala são coisas que ele acha que é assim. O Papa Bento XVI não pensa assim. Um outro papa que agora não me recordo o nome, também não pensava assim. Ele achava que os animais tem alma como nós. Estavam no paraíso antes do que nós. Não estou dizendo que são iguais a nós. Humanos são superiores. Eu sei disso. Mas menosprezá-los, é revoltante. É não entender as coisas mais profundas de Deus. É um radicalismo limitante. Eu sei que quando estivermos no Céu nada mais importará, apenas o amor de Deus. Mas ainda nesta vida terrena, me parece insuportável ter que conviver com um monte de gente, sem a beleza, a fidelidade e o amor de um animalzinho, que Jesus acarinhou tantas vezes, assim como São Francisco de Assis. Por que? Já pensaram nisso? Pois, pensem.

  2. Olhem o que diz gênesis:
    "Deus disse: “Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento. 30.E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda a erva verde por alimento”. E assim se fez."

    Deus de ao homem toda erva e árvores etc… e a todos os animais da terra, a todas as aves do céu, a tudo o que se arrasta sobre a terra, E EM QUE HAJA SOPRO DE VIDA, eu dou toda a erva verde por alimento. Precisa ser mais claro que os animais têm o mesmo sopro de vida. Até onde eu sei quando se fala em sopro de vida na bíblia, está se falando de espírito, de alma.

    ENTÃO, CHEGA DESSE MENOSPREZO PELOS ANIMAIS. ELES NÃO PECAM PORQUE NÃO TÊM CONSCIÊNCIA. NÃO PORQUE NÃO TÊM ALMA.

    Olhe o que diz o Gênesis, quando Deus formou o Homem: "O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem se tornou um ser vivente"
    OLHA AÍ O SOPRO DE VIDA….

    "Porque o destino dos filhos dos homens e o destino dos animais é o mesmo, um mesmo fim os espera. Tanto morre um como o outro. A ambos foi dado o mesmo sopro. A vantagem do homem sobre o animal é nula, porque tudo é vão. (Eclesiastes 3, 19)"

    "Quem sabe se o sopro de vida dos filhos dos homens se eleva para o alto e o sopro de vida dos animais desce para a terra?* (Eclesiastes 3, 21)"

     OU SEJA, NÃO SE SABE. NÃO SE PODE AFIRMAR QUE ANIMAIS NÃO TÊM ALMA. É A BÍBLIA QUE DIZ.

  3. Parabéns pelo trabalho e homilia, Padre! Que Nossa Senhora siga abençoando seu trabalho e protegendo-o constantemente em sua empreitada para levar a mensagem do Evangelho ao nosso país sofrido.

    Permita -me destacar alguns pontos, entretanto.

    Platão não ensinava a maldade da matéria. Ele falava da inferioride desta, e nisso concordava plenamente com o Cristianismo. Por isso podemos encontrar, por exemplo, no Cristianismo frases e expressões platônicas. Vide Imitação de Cristo.

    Nosso Senhor parece concordar também. Em Mateus 26:41, ele alega a força do Espírito e a fraqueza da carne. Em João 6:63, ele diz ainda que "a carne para nada aproveita".

    " A alma de toda carne está no sangue" diz Levitico. O sangue se espalha por todos os tecidos e órgãos. Essa alma decaída penetra todo o corpo e faz dele instrumento de seu prazer distorcido. Eu diria que a alma deseja pecar e encontra no corpo seu aliado. A Mulher Escarlate (alma sanguínea) monta a Besta (corpo embrutecido) e bebe o cálice de suas fornicações e blasfêmias contra Deus.

  4. Evangelho segundo São Marcos 7, 14-23 => Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. 20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”. Palavra da salvação. Glória a Vós Senhor.

  5. Evangelho segundo São Marcos 7, 14-23 => Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. 20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”. Palavra da salvação. Glória a Vós Senhor.

  6. Santíssima Trindade, Deus Pai, Filho e Espírito Santo, nós Vos louvamos por Vossa imensa glória e bondade. Concedei-nos a
    graça de amá-lo sobre todas as coisas, e nada amar que não seja por Ti e para Ti, assim como permita-nos, que em nossa vida sejamos
    úteis a Vós. Amém.

  7. Santíssima Trindade, Deus Pai, Filho e Espírito Santo, nós Vos louvamos por Vossa imensa glória e bondade. Concedei-nos a
    graça de amá-lo sobre todas as coisas, e nada amar que não seja por Ti e para Ti, assim como permita-nos, que em nossa vida sejamos
    úteis a Vós. Amém.

  8. Evangelho segundo São Marcos 7, 14-23 => Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. 20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”. Palavra da salvação. Glória a Vós Senhor.

  9. Santíssima Trindade, Deus Pai, Filho e Espírito Santo, nós Vos louvamos por Vossa imensa glória e bondade. Concedei-nos a graça de amá-lo sobre todas as coisas, e nada amar que não seja por Ti e para Ti, assim como permita-nos, que em nossa vida sejamos úteis a Vós. Amém.

  10. Isso na TEORIA mesmo padre, por que a natureza humana é a miséria, é pecaminosa, além da religião a psicologia, o comportamento por si só é visto que é no estado animal do homem que ele é um pecador, a IGNORÂNCIA dele, falta de conhecimento
    Naturalmente o homem sem CONHECIMENTO e estando na IGNORÂNCIA faz MALDADES, é PERVERSO

  11. Boa noite, Pe. Paulo!
    A sua bênção 🤲🏽
    Excelente pregação . Simples , clara e direta.
    Se em algum momento o senhor questionar a extensão e a assimilação dos seus ensinamentos, por favor te peço que continue, porque precisamos muito das suas palavras e conselhos.
    Que Jesus o abençoe e proteja !
    Que Deus o abençoe

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima