O que significa “dar a outra face”? (Homilia.1500: Segunda-feira da 11.ª Semana do Tempo Comum (P))

O que significa “dar a outra face”? (Homilia.1500: Segunda-feira da 11.ª Semana do Tempo Comum (P))



Entre os que não creem em Cristo nem aceitam a sua doutrina, poucos versículos do Evangelho costumam ser mais queridos e mais citados, sobretudo quando se trata de “desarmar” um católico justamente indignado, do que este: “Se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda”.

Mas, afinal, será mesmo que estamos “condenados” a fechar os olhos e esperar que o mundo nos estapeie as duas bochechas? Qual é o sentido deste ensinamento evangélico, tão difícil de viver e tão mal interpretado pelos que não querem aceitá-lo?

Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 15 de junho, e descubra a resposta.
___________________________________________________
SEJA NOSSO ALUNO:

Inscreva-se em nosso canal aqui no YouTube e ative o símbolo do sino para receber todos os nossos vídeos:

Também estamos no Instagram ( no Facebook ( no Twitter ( e no Telegram: ( Siga-nos, ajude-nos a evangelizar e que Deus o abençoe sempre!

fonte

42 comentários em “O que significa “dar a outra face”? (Homilia.1500: Segunda-feira da 11.ª Semana do Tempo Comum (P))”

  1. Padre Paulo Jesus abençoe sua vida o senhor e extremamente culto e fala c tanto amor e simplicidade q toca minha pobre alma sem cultura alguma mais fico extremamente feliz qdo ouso as homilias q mi faz seguir em frente nesta vida tão cansada Jesus e Maria te proteja sempre c este jeito sublime e tão amável de ser 👏👏👏👏❤❤❤

  2. Obrigado meu Senhor e meu Deus por me amar com esse incondicional amor ágape amor que sou incapaz de ama-ló ,mas tu sabes tudo SENHOR e sabes que eu te amo ❤🙌🏽🙏🏽
    Salve Maria Santíssima à tds irmãos em Cristo 🙋🏽‍♂️

  3. Não entendi bem sobre o termo "pacifista", padre. Por favor, poderia explicar? Vou entrar no reino do hipotético. No caso de uma guerra, é para lutar ou não? Entendo que a gente deva se sujeitar a uma invasão, por exemplo, e dar a César o que é de César. Mas e se fosse uma ao estilo nazista? No meu entender também, deve-se deixar acontecer, porque a gente deve almejar a vida eterna mais do que a terrena. Mas os sobrevivente não poderiam ser acusados de serem covardes, inertes e, portanto, "pacifistas" justamente por causa disso? Desculpe ir tão ao fundo no assunto, padre.

  4. Sempre entendi que oferecer a outra face significa fazer sempre o bem e relevar a maldade alheia sem guardar mágoa, pedindo perdão a Deus para quem agiu errado. Hoje entendo esse oferecer a outra face como sendo a verdadeira oferenda agradável a Deus, algo que beneficia profundamente a nossa Alma. Enfim, se alguém me ofende ou agride e em vez de revidar a deselegância eu conseguir ter serenidade e compaixão para relevar a humilhação pedindo a Deus para perdoar e abençoar quem me ofendeu em consideração ao amor do Papai do Céu pelas pessoas que criou, ao mesmo tempo estarei matando e queimando uma ameaçadora fera que existe em mim mesma para oferecer esse meu sacrifício em manter a paz num holocausto ao adorável Deus. Afinal, as pessoas fomos criadas para sermos leais amigas, semelhantes ao Criador. Contudo, se a pessoa que me ofende é algum familiar agressivo que constantemente repete a agressão entendo que além de pedir que Deus a perdoe, seja melhor me distanciar para evitar ser como um saco de pancadas, livrando de contribuir para o pecado do próximo.

  5. Existe um quadro de Jesus Cristo que de um lado Ele está sorrindo e no outro Ele está bravo, isso significa as verdadeiras duas faces. Agora lembro que o país de Israel(povo de Deus) tem bombas nucleares em submarinos em todas a sua costa marítima. Todos tem direito de se defender.

  6. mas condenar a vingança. Dizendo que apresentemos a outra face àquele que nos haja batido numa, disse, sob outra forma, que não se deve pagar o mal com o mal; que o homem deve aceitar com humildade tudo o que tenda a abater seu orgulho; que maior glória lhe advém de ser ofendido do que de ofender, de suportar pacientemente uma injustiça do que de praticar alguma; que mais vale ser enganado do que enganador, arruinado do que arruinar os outros. É, ao mesmo tempo, a condenação do duelo, que não passa de uma manifestação de orgulho. Somente a fé na vida futura e na justiça de Deus, que jamais deixa impune o mal, pode dar ao homem forças para suportar com paciência os golpes que lhe sejam desferidos nos interesses e no amor-próprio. Daí vem o repetirmos incessantemente: Lançai para diante o olhar; quanto mais vos elevardes pelo pensamento, acima da vida material, tanto menos vos magoarão as coisas da Terra.

  7. "Ser ou não ser… Eis a questão. Que é mais nobre para a alma: suportar os dardos e arremessos do fado sempre adverso, ou armar-se contra um mar de desventuras e dar-lhes fim tentando resistir-lhes?"

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima