Homilia Diária | Quarta-feira da 2.ª Semana da Páscoa – Salvos pela fé ou pelas obras?

Homilia Diária | Quarta-feira da 2.ª Semana da Páscoa – Salvos pela fé ou pelas obras?



Os católicos estão de acordo com os luteranos em que somos salvos pela fé. O problema é que os últimos deturpam a verdade, acrescentando um detalhe que não se lê nem se insinua em parte alguma da Escritura: que somos salvos “somente” pela fé. Os católicos, por outro lado, mantêm-se fiel ao ensinamento bíblico, à Tradição da Igreja e ao bom senso: a fé nos salva, sim, desde que vivificada e operante pela caridade. Não é nem só a fé nem só as obras o que nos salva, mas a fé que se manifesta e exercita em obras de amor.

Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 14 de abril, e meditemos juntos mais uma página do santo Evangelho!
________________________________________________
SEJA NOSSO ALUNO:

Inscreva-se em nosso canal aqui no YouTube e ative o símbolo do sino para receber todos os nossos vídeos:

Também estamos no Instagram ( no Facebook ( no Twitter ( e no Telegram: ( Siga-nos, ajude-nos a evangelizar e que Deus o abençoe sempre!

fonte

50 comentários em “Homilia Diária | Quarta-feira da 2.ª Semana da Páscoa – Salvos pela fé ou pelas obras?”

  1. Linda homilia! Linda e santa doutrina católica! Como Deus nos ama! Sendo soberano se fez humano, sentiu dores humanas por amor a nós, pobres pecadores, mas amados por Deus! Tenhamos mais fé para amarmos de volta!

  2. A fé e as obras procedem de Deus ! … São Paulo , ( Efésio 2, 8 _ 9 ) escreve : É pela graça que fostes salvos, mediante a fé . É isso vem de vós , é dom de Deus ! São Tiago ( 2, 14 ) destaca a ação como necessária para se alcançar a salvação . … Papa Bento XVI , lembrando aos Cristãos que no amor entre os homens deve estar presente o amor de Deus e de Cristo por meio do Espírito Santo e pelo dom da fé em Cristo em nós, somos chamados a viver , o amor de Cristo no próximo. Com essa orientação que o amor e a fé são necessárias para nossa vida diária, se não tivermos essas virtudes , não são obras de SALVAÇÃO , mas de perdição __ Os frutos dão testemunhos da sua fé , atitudes , e a vida Cristã de cada pessoa que tornará possível dizer : … eis um verdadeiro CRISTÃO ! " DEUS É AMOR " .

  3. Proclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo João (Jo III, 16-21)

    R: Glória a Vós, Senhor.

    De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem crê nele não será condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus. Ora, o julgamento consiste nisto: a luz veio ao mundo, mas as pessoas amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Pois todo o que pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. Mas quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que suas ações sejam manifestadas, já que são praticadas em Deus.

    V: Palavra da Salvação.
    R: Glória a Vós, Senhor.

    «Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna»

    Rev. D. Manel Valls i Serra (Barcelona, Espanha)

    Hoje, o Evangelho nos convida novamente a percorrer o caminho do apóstolo Tomé, que vai da dúvida à fé. Nós, como Tomé, nos apresentamos diante do Senhor com nossas dúvidas, mas Ele da mesma forma vem buscar-nos: «Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna» (Jo III, 16).

    Na manhã do dia de Páscoa, durante a primeira aparição, Tomé não estava. «Depois de oito dias», no entanto sua rejeição a acreditar, Tomé se une aos outros discípulos. A indicação é clara: longe da comunidade não se conserva a fé. Longe dos irmãos, a fé não cresce, não amadurece. Na Eucaristia de cada domingo reconhecemos sua Presença. Se Tomé mostra a honestidade de sua dúvida é porque o Senhor não lhe concedeu inicialmente o que sim teve Maria Madalena: não só escutar e ver ao Senhor, mas sim tocá-lo com suas próprias mãos. Cristo vem ao nosso encontro, sobretudo, quando nos reencontramos com os irmãos e quando com eles celebramos a repartição do Pão, ou seja, a Eucaristia. Então nos convida a “tocar o seu costado”, quer dizer, a penetrar no mistério insondável de sua vida.

    O passo da incredulidade à fé tem suas etapas. Nossa conversão a Jesus Cristo — o passo da escuridão à luz — é um processo pessoal, mas necessitamos da comunidade. Alguns dias depois da Semana Santa, todos nós sentimos urgidos a continuar com Jesus em seu caminho à Cruz. Agora, em pleno tempo pascoal, a Igreja nos convida a entrar com Ele à nova vida, «Mas quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que suas ações sejam manifestadas, já que são praticadas em Deus» (cf. Jo III, 21).

    Nós também devemos sentir hoje pessoalmente o convite feito por Jesus a Tomé: «Não seja incrédulo, e sim fiel» (Jo XX, 27). porque a vida se vai nisso, já que «Quem crê nele não será condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus» (Jo III, 18).

  4. Não vejo a possibilidade de sermos salvos somente pela fé! A fé é uma condição nessessaria mas não sulficiente.
    O diabo que tem certeza da existencia de Deus tem mais fé que a maioria e nem por isso será salvo!
    Acredito que as obras e outras virtudes são importantes também.

  5. Padre, precisa de obras para ser salvo?
    Apenas crendo em jesus não somos salvos? o que vale a cruz se é necessário obras? os evangélicos creem sim que a união com Cristo traz mudança e amor, mas essas obras não são para nos salvar e sim para testificar a obra de Cristo.

  6. Sou evangélico, e concordo com tudo o que foi dito. Isso não contraria o Sola Fide; antes, confirma-o. Lutero não disse que as obras eram irrelevantes para a vida cristã, mas sim para a justificação. As obras são fruto do amor, gerados por um coração firmado a Cristo por fé. Em última instância, o que salva é somente a fé – mas toda fé salvífica produz frutos de amor.

  7. Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à Lei.

    Romanos 3:28
    Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.

    Romanos 1:17

  8. Já fui num culto protestante uma vez, e eles me disseram que qualquer um pode ser salvo pela graça e não pelas obras, pode ser até pessoa que não crer em Deus todas vão pro Céu.
    Credo, os protestantes não ler a bíblia não?, ler em (Tiago 1-2) 《A Fé sem Obras é Morta》

  9. Não entendo o porque do padre Paulo Ricardo ficar cutucando os protestantes.
    Td o que ele disse sobre fé e exatamente o que diz o princípio da sola fide.
    Isso deixa Claro o conhecimento raso que tem sobre as 5 solas.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima