Pregação Seleta | Temos autoridade para condenar a Hierarquia da Igreja?

Pregação Seleta | Temos autoridade para condenar a Hierarquia da Igreja?



A história dos mártires São Cornélio, Papa, e de São Cipriano, Bispo, mostra-nos quão perigoso é quando fiéis, ou mesmo clérigos, começam a emitir juízos privados em relação a membros da hierarquia da Igreja, proferindo condenações e excomunhões sem ter autoridade para isso.

Por isso, o IV Concílio de Constantinopla (869-870), no cânon 10, deixou claro que não temos o direito de nos separar da comunhão com a hierarquia da Igreja baseando-nos em juízos privados:

“Tendo em vista que a Escritura Divina proclama manifestamente: Não vituperes ninguém, antes de te haveres informado [cf. Eclo 11, 7]; e: compreende primeiro, e só então repreende; e ainda: A nossa lei condena, porventura, algum homem, antes de o ouvir, e antes de se informar sobre o que ele fez? [cf. Jo 7, 51], também este Sínodo santo e universal, justa e convenientemente define e estabelece que nenhum dos leigos ou dos monges, ou nenhum da lista dos clérigos, se separe da comunhão do próprio patriarca antes de diligente investigação e sentença do Sínodo, mesmo que julgue conhecer qualquer causa criminal dele; e que não recuse referir o nome dele nos divinos mistérios ou ofícios. E aos bispos e presbíteros que estão em cidades e regiões exteriores, mandamos que ajam do mesmo modo para com seus próprios metropolitas: e aos metropolitas, é necessário que façam o mesmo com relação a seu patriarca. Mas se alguém for pego agindo contra este santo sínodo: se é bispo ou clérigo, seja privado de toda atividade e honra sacerdotal; se é monge ou leigo, seja separado de toda comunhão e associação eclesiástica, até que, convertido pela penitência, seja novamente recebido”.

Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo nesta segunda-feira, dia 16 de setembro de 2024, durante a Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, em Várzea Grande-MT.

fonte

28 comentários em “Pregação Seleta | Temos autoridade para condenar a Hierarquia da Igreja?”

  1. Existe uma diferença entre uma condenação/declaração formal (que pertence às autoridades) e uma constatação do óbvio. Obviamente o que disse o Papa vai contra a Tradição da Igreja. Agora, se ele é herege formal, se ele perderá o posto, etc etc isso só pertence a um outro papa no futuro. Mas ninguém pode tendo consciência do erro concordar com o que disse o papa de forma FALÍVEL, como doutor privado e não usando a infalibilidade.

  2. Esse povinho fica o dia inteiro na internet criticando a tudo e a todos. Ficar atrás de uma tela de celular é fácil, mas o que vcs estão fazendo na prática? Pq não se unem e lutam contra o tal modernismo que vcs condenam? Ser valente só na internet não vai resolver nada. Até hj não vimos vcs fazerem nada além de ficar repetindo igual robô a ladainha do modernismo.

  3. Padre entendo a importância de combater o sedevacantismo que pode ser muito tentador para alguns porém está claro no momento quem esta dividindo mais a igreja pois tem muito mais autoridade e visibilidade do que todos os canais cismáticos juntos e infelizmente esse é o bispo de Roma que não deixa de ser pois não falou de forma infalível por isso não o julgo mas sim julgo sua fala que com tudo que aprendi com o senhor e até com os santos como em São Cipriano " Fora da Igreja não há salvação " e com a história da igreja onde o papa Inocêncio III afirmou essa declaração como dogma, julgo a fala dele como errada e mais danosa a igreja mas entendo essa pregação principalmente considerando a perseguição aos bons sacerdotes no Brasil e no mundo. Obrigado por tudo Padre, mas dessa vez não dei o like.

  4. Sera que um leigo não pode contestar uma declaração pública e explicitamente herética feita por um prelado ? Não seria o mesmo que um pecador público que deve ser advertido , para que posso mudar e voltar ao reto caminho ? Ou mesmo sendo uma declaração pública e inequívoca de heresia , teremos que aceitar porque quem disse foi um papa ? I don´t think so !

  5. Nenhum católico tem autoridade para condenar autoridade eclesiástica. A partir do momento em que Bergoglio afirma que "inferno não existe, que pessoas más deixam de existir quando morrem, que Maria não nasceu santa, que não importa religião, mas sim que Deus ama a todos, que não devemos fazer proselitismo em querer levar Jesus aos não cristãos", etc. etc., etc., ele, o próprio Bergoglio, se AUTO CONDENA. Anátema. Apóstata. Jamais um papa proferiria tamanhos impropérios e vitupérios contra o Senhor. Vivemos a grande apostasia e verdadeiros católicos sabem disso. De outra parte, muitos outros, com medo de perderem cargos, se omitem.

  6. Hoje, muitos SEDVACANTISTAS, excomungados, hereges, ficam ganhando monetização em rede social através de vídeos maldosos falando mal do Papa. Colocam muitas almas perdidas com esses vídeos estapafúrdios. Devo rezar muito pelo Papa e ama-lo❤ Salve a Santa Igreja Católica ❤

  7. Não devemos julgar, mas devemos sim avaliar as coisas que são ditas. Segundo São Paulo até se vier de um anjo, e até o próprio Jesus nos ensina que pensar como os homens, somos como Satanás, os Bispos e Sacerdotes, tem a prerrogativa do Evangelho, quando esse fala contra o evangelho ou pensa só em agradar homens, esse é indigno de ser exemplo… Rezemos sempre pelos homens que erram e pensam como homens, mas é imprudente é loucura de nossa parte aceitar tudo que, "o Bispo" , o "padre" ou até um "anjo", se eles não faz de sua vida a pregação do evangelho, Não são dignos e não precisamos de decretos ou autorização de homens, para rejeitar outra proposta se não ao evangelho. Bíblia, Tradição e Magistério…. Fugiu disso é anátema.. Graça e Paz 🕊️

  8. Ninguém pode julgar a Santa Sé. A não ser que o Romano Pontífice decaia ipso facto do pontificado por ter cometido heresia formal. Não se pode julgar um Papa, mas pode-se perfeitamente julgar um homem que deixou a fé, e, por isso, deixou de ser Papa. Isso não é minha opinião pessoal, mas a consideração de São Roberto Belarmino, Doutor da Igreja.

  9. Não nos cabe exortar ou apontar os erros do Papa, nos cabe rezar por ele para que se converta e seja capaz de cumprir santamente a vontade de Deus. Quando apontamos os erros, seja do Papa, de bispos ou sacerdotes, atacamos diretamente o próprio Cristo neles. Somente Cristo pode corrigi-los.

  10. Obrigada Padre Paulo Ricardo por esta exortação!!! Vemos muitos julgando o Papa!!! As falas que foram mostradas dele estão erradas, sua atitude, de acordo com nossa fé, foi muito equivocada. Mas isso tem de ser levado aos órgãos competentes e não jogados na internet, onde o inimigo age com muita força! Quando fazemos isso, causamos um caos!!! Padre Paulo falou com muita clareza. Não podemos ser o Justo Juiz!!! Não podemos compactuar com essa fala incoerente do Papa com a fé que ele professa, pois conhecemos a verdade. Mas como cristãos, cabe a cada um de nós rezar muito, muito por ele, assim como por todo o clero. Cabe a nós, a esclarecer para aqueles que ficarem na dúvida o que está certo, o que é o correto na sagrada escritura e no catecismo da igreja católica. Lembre-mos que Jesus conhecia muito bem bem quem era Judas Escariotes e o que ele fazia e iria fazer, porém não o denegriu perante todos, mas o manteve perto e com certeza rezou muito por ele, pois como pastor, acreditava na sua conversão!!! Ao invés de apontarmos o dedo para todo o clero e assim darmos balas para o mundo metralhar a nossa igreja, rezemos por todos que cometem tantos erros. E levemos esses erros para os órgãos competentes para julgá-los. Deus abençoe sua vida Padre Paulo e o conserve no caminho da verdade!!

  11. A igreja católica está esperando oque em padre Paulo Ricardo? Outro cisma? 1054 e 1517 não são o suficiente? Não é mais fácil 1 Papa ser decretado herege e removido todo esse clero maçônico satânico comunista do que por em jogo milhares de fururas almas?

  12. Eu não admito esse bando de MOLEQUES vindo aqui ofender o padre Paulo Ricardo das maneiras mais baixas possíveis! Desçam do trono de Deus! A soberba de vcs é parecido com a daquele que quis ser maior que Deus. E ele está no precipício do inferno! Que tipo de católicos vcs pensam que são se ofendem um sacerdote desse jeito! 😡 A maioria, um bando de moleques que mal largaram as fraldas.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima