2 de out de 2024 às 09:07
O papa Francisco convocou um dia global de oração e jejum na próxima segunda-feira (7) para marcar o aniversário do ataque do grupo terrorista Hamas a Israel em meio à escalada da violência na região.
O anúncio feito de surpresa pelo papa hoje (2) no final de sua homilia na missa na praça de São Pedro, no Vaticano, ocorreu na manhã seguinte ao lançamento de centenas de mísseis pelo Irã contra Israel depois do início da ofensiva terrestre do exército israelense no Líbano.
O papa Francisco disse hoje (2) que a Igreja está sempre a serviço da humanidade, “especialmente nesta hora dramática de nossa história, enquanto os ventos da guerra e os fogos da violência continuam a devastar povos e nações inteiras”.
“Peço a todos que participem de um dia de oração e jejum pela paz no mundo”, disse Francisco.
O papa Francisco também disse que vai pessoalmente à basílica de Santa Maria Maior, em Roma, no domingo (6) para rezar o terço na véspera do aniversário do ataque a Israel “para invocar o dom da paz pela intercessão de Maria Santíssima”.
O papa fez seu apelo pela paz na missa de abertura da segunda assembleia do Sínodo da Sinodalidade, que acontece no Vaticano entre hoje (2) e 27 de outubro.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Ao falar aos mais de 400 padres, bispos, cardeais e delegados leigos do Sínodo reunidos na praça de São Pedro para a missa na festa dos Anjos da Guarda, o papa convidou os membros do Sínodo a se unirem a ele na basílica mariana para rezar o terço pela paz.
“Irmãos e irmãs, retomemos essa jornada eclesial com um olhar para o mundo, pois a comunidade cristã está sempre a serviço da humanidade, para proclamar a alegria do Evangelho a todos. Precisamos disso, especialmente nesta hora dramática de nossa história, enquanto os ventos da guerra e os fogos da violência continuam a devastar povos e nações inteiras”, disse Francisco.
“Para invocar o dom da paz pela intercessão de Maria Santíssima, no domingo irei à Basílica de Santa Maria Maior, onde rezarei o Santo Rosário e dirigirei uma súplica sincera à Virgem; se possível, peço também a vocês, membros do Sínodo, que se juntem a mim nessa ocasião.”
O patriarca latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, falou sobre a importância da “oração, jejum e penitência” pela paz e pela reconciliação na Terra Santa. O cardeal publicou uma oração pela paz que ele pediu aos católicos para rezarem junto com o rosário no mês mariano de outubro.