17 de out de 2024 às 16:09
A festa de santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o frei Galvão, começou ontem (16) no santuário arquidiocesano frei Galvão em Guaratinguetá (SP), cidade natal do santo, e no Mosteiro da Luz, onde ele morreu e está sepultado, em São Paulo (SP).
Antônio de Sant’Anna Galvão nasceu em Guaratinguetá, em 10 de maio de 1739, em uma família que tinha muitas posses. Mas, abriu mão de tudo para atender ao chamado de Deus e seguir a vida religiosa. Aos 16 anos, entrou para o convento franciscano de São Boaventura de Macacu, no Rio de Janeiro (RJ). Em 1761, fez seus votos solenes e, um ano depois, foi admitido à ordenação sacerdotal. Foi, então, enviado para o convento de São Francisco, em São Paulo, a fim de aperfeiçoar os seus estudos de filosofia e teologia e exercitar-se no apostolado.
Em 1774, fundou o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência, hoje Mosteiro da Luz, das irmãs concepcionistas. O próprio frei Galvão projetou e trabalhou na construção do recolhimento, incluindo a capela.