Este é um artigo do site ChurchPop
O Advento começa neste domingo e provavelmente você já sabe que este tempo é comumente representado por uma coroa com quatro velas. Mas como surgiu e o que representa cada uma delas?
As coroas do Advento são geralmente feitas de folhas e apresentam quatro velas, cada uma simbolizando uma das quatro semanas. Três dessas velas são roxas e uma é rosa.
As velas roxas significam oração, penitência e preparação para a chegada de Cristo. Antigamente, o Advento era chamado de “pequena Quaresma”, o que explica a cor roxa, associada ao arrependimento.
Assim como a Quaresma prepara os cristãos para a ressurreição de Cristo na Páscoa, o Advento é um tempo de preparação tanto para o nascimento de Cristo no Natal (e nas duas primeiras semanas reflete sobre a Sua futura vinda).
A vela rosa é acesa no Terceiro Domingo do Advento, o “Domingo Gaudete”. Neste dia, o padre usa vestes róseas durante a missa. O Domingo Gaudete é uma celebração de alegria, pois marca a metade do Advento e aproxima os fiéis da antecipação do nascimento de Cristo.
O formato circular da coroa do Advento simboliza a eternidade, sem começo nem fim, refletindo a natureza eterna de Deus, que existe fora do tempo. Ela serve como um lembrete da unidade e atemporalidade de Deus, bem como do amor constante que os fiéis são chamados a dar ao Senhor e uns aos outros.
O verde da coroa representa esperança e vitalidade. Ela reflete a presença de Cristo entre nós e nos chama a nutrir uma vida de graça e crescimento espiritual.
A origem da coroa do Advento
A coroa do Advento tem suas raízes em um antigo costume pagão europeu, em que velas eram acesas durante os meses de inverno para invocar o retorno do deus sol, trazendo luz e calor.
Os primeiros missionários cristãos viram uma oportunidade de transformar essa prática em uma ferramenta para evangelização. Eles guiaram as pessoas a adotar a coroa como um símbolo de preparação para o nascimento de Cristo, celebrando Sua natividade e buscando Sua luz divina para iluminar seus corações e almas.