A Secretaria Geral é competente na preparação e realização das Assembleias Sinodais, bem como em outros assuntos que o Romano Pontífice lhe queira submeter para o bem da Igreja universal.
Vatican News
O Santo Padre nomeou como membros do XVI Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo o cardeal Jean-Claude Hollerich, S.I., arcebispo de Luxemburgo; o cardeal Roberto Repole, arcebispo de Turim; a irmã Simona Brambilla, M.C., secretária do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; a Dra María Lía Zervino, membro do Dicastério para os Bispos.
A Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos – composta pelo secretário geral, que a preside, pelo subsecretário, que auxilia o secretário geral em todas as suas funções, e por alguns especiais Conselhos de Bispos – trata principalmente das obrigações relativas à Assembleia Sinodal celebrada e aquela a ser celebrada.
Na fase que antecede a Assembleia ela contribui para identificar dos temas a serem tratados na Assembleia Sinodal entre aqueles propostos pelo Episcopado, à sua exata determinação em relação às necessidades do Povo de Deus, ao início do processo consultivo e à elaboração dos documentos preparatórios elaborados com base nos resultados da consulta.
Na fase que se segue à Assembleia, por outro lado, ela promove, juntamente com o Dicastério competente da Cúria Romana, a implementação das orientações sinodais aprovadas pelo Romano Pontífice.
Fonte (Vatican News)
Estamos reproduzindo um artigo do site Vatican news.
A opinião do post não é necessariamente a opinião do nosso blog!