Um olhar contemplativo e pastoral sobre os Novendiais
O que escutamos nas homilias destes dias não foi apenas um tributo ao sucessor de Pedro que agora repousa, mas um verdadeiro sussurro do Espírito,
As Jornadas Missionárias da Santa Infância marcaram a celebração da festa da Infância Missionária com grande participação, em diversas paróquias da Guiné-Bissau. Sob o lema “A Esperança Não Engana” (Rm 5,5), o evento destacou o papel das crianças como portadoras de esperança e missionárias ativas na Igreja.
Por Casimiro Jorge Cajucam – RSM, Bissau
Em Bissau, a Peregrinação Infantil, que é o ponto alto das jornadas, teve início no Jardim da Assembleia Nacional Popular (ANP) e seguiu até a Sé Catedral, num percurso de cerca de 4 km. O tema escolhido, “Peregrinos da Esperança”, inspirou centenas de crianças de diferentes paróquias da Diocese de Bissau a participarem no dia 4 de janeiro, unindo-se em oração, cânticos e alegria.
Os temas e o lema desta jornada missionária refletem o convite do Ano Jubilar de 2025, que busca mobilizar toda a Igreja – homens, mulheres, jovens, crianças e adolescentes – para redescobrir a esperança e vivê-la como um compromisso missionário.
Homens, mulheres, jovens, crianças e adolescentes participaram no evento
Na Diocese de Bafatá, no leste e sul do país, as jornadas foram realizadas durante a celebração da Epifania do Senhor. Na Paróquia São Daniel Comboni, em Bafatá, o evento reuniu crianças da Infância Missionária, Escuteiros e Valentes, proporcionando um dia repleto de fé e comunhão.
O evento contou com a participação especial da Irmã Inês Paulo Albino, Secretária Geral da Santa Infância, e do Padre Jaime Coimbra, Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM). A jornada iniciou-se com uma caminhada simbólica, refletindo o espírito de missão, e foi coroada com uma Celebração Eucarística presidida pelo Administrador Diocesano, Padre Lúcio Brentegani, junto a outros sacerdotes concelebrantes.
A Irmã Inês Paulo Albino, em visita à Guiné-Bissau, destacou o seu contentamento com a força evangelizadora demonstrada pelas crianças.
“Foi uma alegria ver as crianças participando com entusiasmo e esperança. Que Deus as mantenha assim. Quando o povo, especialmente as crianças, caminha em peregrinação, demonstra fé e esperança no futuro, não só da Guiné-Bissau, mas do mundo”, concluiu.
O Diretor Nacional das POM, Padre Jaime Coimbra de Nascimento, aproveitou o momento para apelar aos governantes que ouçam os clamores das crianças, adolescentes e jovens por paz, reconciliação e justiça.
“Escolhemos a Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau para pedir a Deus que toque os corações e mentes dos governantes, tornando-os promotores de paz, reconciliação e diálogo, sensíveis ao clamor das crianças, jovens e adolescentes por justiça e esperança na Guiné-Bissau, na África e no mundo inteiro”, afirmou.
Momento festivo de união e celebração da Infância Missionária na Guiné-Bissau
Após a Missa, o dia festivo foi enriquecido com apresentações teatrais organizadas por grupos infantis. As encenações destacaram a criatividade e o entusiasmo das crianças, promovendo uma mensagem de esperança e alegria para toda a comunidade.
Esse momento de união e celebração confirmou a força missionária das crianças e a importância de cultivar nos jovens o espírito de serviço e compromisso com a Igreja e a sociedade.
Oiça aqui a reportagem e partilhe
O que escutamos nas homilias destes dias não foi apenas um tributo ao sucessor de Pedro que agora repousa, mas um verdadeiro sussurro do Espírito,
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! Por Monasa Narjara 6 de mai de 2025 às 14:35
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! Por Nathália Queiroz 6 de mai de 2025 às 13:18
Na edição de maio da revista mensal do jornal vaticano “L’Osservatore Romano”, intitulada “Donne Chiesa Mondo” (“Mulheres, Igreja, Mundo”), em primeiro plano está uma reportagem
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! Por Almudena Martínez-Bordiú 6 de mai de 2025 às 10:01
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! Por Almudena Martínez-Bordiú 6 de mai de 2025 às 08:59