Nicarágua: autoridades do país confiscam Seminário da Diocese de Matagalpa


Trata-se de um verdadeiro “confisco”, denunciam fontes eclesiásticas ao site independente Despacho 505, assim como aconteceu no dia anterior na casa de retiros La Cartuja. A Diocese de Matagalpa é governada por dom Rolando Álvarez, o bispo que foi preso em agosto de 2022 e posteriormente exilado em Roma em 14 de janeiro de 2024, após ser condenado a 26 anos de prisão pelo suposto crime de “traição”. A diocese encontra-se privada de seu bispo e da grande parte de seus padres, que estão no exílio

Vatican News

 

Agentes da Polícia e da Procuradoria Geral do regime de Daniel Ortega e Rosario Murillo ocuparam esta segunda-feira (20/01) as instalações do Seminário Maior San Luis Gonzaga, um centro de formação dos sacerdotes na Diocese de Matagalpa, na Nicarágua.

Trata-se de um verdadeiro “confisco”, denunciaram fontes eclesiásticas ao site independente Despacho 505, assim como aconteceu no dia anterior na casa de retiros La Cartuja, na mesma diocese.

O seminário é o coração da Igreja e de uma diocese

 

“O Seminário San Luis Gonzaga em Matagalpa-Nicarágua foi confiscado. Esse seminário é o coração da Igreja e de uma diocese, é um lugar onde os futuros sacerdotes são formados. Esta tarde ele foi ocupado pela polícia, deixando todos os seminaristas no limbo”, denunciou o padre Erick Díaz, do exílio.

Durante a ocupação, seminaristas das dioceses de Matagalpa e Siuna estavam assistindo às aulas no seminário. Todos foram expulsos do local e ordenados a voltar para casa. Até então, não se sabe se o pessoal encarregado do centro foi preso.

Bispo da diocese encontra-se exilado em Roma

 

A Diocese de Matagalpa é governada por dom Rolando Álvarez Lagos, o bispo que foi preso em agosto de 2022 e posteriormente exilado em Roma em 14 de janeiro de 2024, após ser condenado a 26 anos de prisão pelo suposto crime de “traição”.

De fato, o regime, em sua perseguição à Igreja católica nicaraguense, tem sido particularmente duro com a Igreja de Matagalpa, que foi privada de seu bispo, da grande parte de seus padres (que estão no exílio), de algumas organizações e agora até de suas estruturas.

(com Sir)



Fonte (Vatican News)

Estamos reproduzindo um artigo do site Vatican news.

A opinião do post não é necessariamente a opinião do nosso blog!

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima