Dom Athanasius Schneider, bispo auxiliar de Astana, Cazaquistão, disse que o papa Francisco “demonstrou grande cordialidade” para com ele em audiência privada na segunda-feira (20) e que eles “falaram sobre alguns temas importantes da vida da Igreja”.
Dom Schneider disse na terça-feira (21) ao jornal National Catholic Register, da EWTN, que pediu aos fiéis que “rezassem pelo papa Francisco para que ele pudesse confirmar a Igreja na Fé”.
O bispo é um crítico frequente do papa Francisco e seu pontificado. Ele disse que solicitou ao papa a reunião.
Dom Athanasius foi ordenado sacerdote em Anápolis (GO), em 1990 e viveu cerca de nove anos no Brasil.
Uma das críticas mais recentes de dom Schneider foi à fala do papa Francisco em Singapura, em setembro do ano passado, de que “todas as religiões são um caminho para nos aproximarmos de Deus”.
Segundo o bispo, a afirmação do papa contradiz a Revelação divina e a singularidade de Cristo como único Salvador.
Em uma profissão de fé escrita em resposta às palavras do papa e outras ambiguidades que vê nos ensinamentos do papa Francisco, dom Schneider disse que os cristãos “não são simplesmente ‘companheiros de viagem’ junto com adeptos de falsas religiões”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A profissão também pede fervorosamente “a ajuda da graça divina para todos os clérigos de hoje que, por suas palavras e ações, contradizem a verdade divinamente revelada sobre Jesus Cristo e Sua Igreja como o único caminho pelo qual os homens podem alcançar Deus e a salvação eterna”.
O bispo do Cazaquistão, que cresceu sob o comunismo da União Soviética, também não teve medo de fazer outras críticas diretas. Entre elas, às mudanças de Francisco para permitir que católicos divorciados e em segunda união civil recebam a Comunhão em alguns casos; a declaração Fiducia supplicans, publicada pela Santa Sé em 2023, que permite bênçãos não litúrgicas de uniões homossexuais; e críticas às reformas sinodais do papa Francisco, como a carta que Schneider assinou junto com o prefeito emérito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica cardeal Raymond Burke pouco antes do Sínodo da Amazônia, que critica uma "confusão doutrinária quase geral" na Igreja hoje.
O bispo condenou veementemente o apoio do papa às uniões homossexuais civis em 2020 e se opôs consistentemente às limitações do papa Francisco à missa tradicional em latim, vendo-as como um ataque à tradição católica e uma fonte de divisão dentro da Igreja.
No ano passado, ele se opôs à excomunhão do ex-núncio apostólico emérito nos EUA, dom Carlo Viganò, dizendo que, embora as críticas de Viganò fossem “irreverentes e desrespeitosas”, ele acreditava que excomungá-lo “aumentaria ainda mais as divisões”.
Embora crítico, dom Schneider sempre tentou ser respeitoso, dizendo que suas críticas são "uma expressão de amor verdadeiro e sincero pelo papa" e que parte do dever de um bispo é se manifestar quando acredita que o papa está errado.
Dom Schneider se opõe à ideia de que o papa Francisco não foi eleito validamente, ou que Francisco se retirou do cargo por dizer heresias. Os fiéis devem “manter a cabeça fria e, ao mesmo tempo, uma verdadeira visão sobrenatural e confiar na intervenção divina e na indestrutibilidade da Igreja”, disse o bispo em setembro de 2023.
A audiência de segunda-feira não foi a primeira vez que dom Schneider e o papa Francisco se encontraram: eles tiveram um encontro numa visita ad limina da Conferência Episcopal do Cazaquistão ao Vaticano em 2019 e se encontraram quando Francisco visitou o Cazaquistão em 2022.
Edward Pentin é colaborador sênior do National Catholic Register e Analista da Santa Sé da EWTN News. Ele começou a fazer reportagens sobre o papa e a Santa Sé com a Rádio Vaticano antes de se tornar o correspondente em Roma do National Catholic Register da EWTN. Ele também fez reportagens sobre a Santa Sé e a Igreja Católica para uma série de outras publicações, incluindo Newsweek, Newsmax, Zenit, The Catholic Herald e The Holy Land Review, uma publicação franciscana especializada na Igreja e no Oriente Médio. Edward é o autor de The Next Pope: The Leading Cardinal Candidates (Sophia Institute Press, 2020) e The Rigging of a Vatican Synod? Uma investigação sobre suposta manipulação no Sínodo Extraordinário sobre a Família (Ignatius Press, 2015).
Evangelho e palavra do dia 06 julho 2025 Primeira Leitura Leitura do Livro do Profeta Isaías 66,10-14c Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela todos
Este importante departamento da Cúria Romana trabalha em estreita colaboração com o Papa no desempenho das suas responsabilidades mais elevadas. Na prática, funciona como o
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.