O prefeito emérito do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da Santa Sé, dom Robert cardeal Sarah, escreveu o livro de entrevistas Deus existe? O Grito do Homem que Pede a Salvação, no qual fala, entre outros temas, do mundo que se esqueceu de Deus.
No livro, publicado no fim do ano passado em italiano, o cardeal africano responde a várias perguntas feitas pelo jornalista David Cantagalli e diz que o texto "nasce da tentativa de responder às perguntas do editor (...) que, com autêntico zelo apostólico", quis fazer "perguntas difíceis".
O cardeal Sarah é um dos cardeais mais importantes da África e da Igreja universal. Ele é um forte defensor da beleza e reverência na liturgia, do direito à vida, à família e à liberdade religiosa. Ele tem 79 anos. Em 15 de junho, quando completar 80 anos, deixará de ser cardeal eleitor para um eventual conclave que eleja o sucessor do papa.
Em 2018, no Sínodo dos Bispos sobre os Jovens, o cardeal disse que "diluir" a doutrina moral da Igreja sobre sexualidade não conseguirá atrair os jovens.
O cardeal Sarah foi prefeito da Congregação – hoje Dicastério – para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos de 2014 a 2021.
Sarah escreveu livros como Deus ou Nada: Uma Entrevista sobre a Fé; A força do silêncio: Contra a ditadura do ruído; Para a eternidade; A noite se aproxima e o dia já declinou; e Do profundo de nosso coração, escrito com o papa Bento XVI.
"Busquei as respostas na minha história pessoal e no meu coração, no Magistério da Igreja e no dos papas que marcaram minha vida e, não menos importante, no diálogo fecundo com amigos, sacerdotes e leigos, que vivem uma autêntica paixão por Cristo e pela Igreja, testemunhando no mundo Aquele que encontraram", escreve o cardeal Sarah.
O cardeal disse ao jornal italiano Il Timone, em entrevista divulgada pelo site Religión en Libertad, que foi o homem e não Deus, que "morreu" no Ocidente.
"O Ocidente está passando por uma profunda crise identitária e antropológica, na qual o homem, em sua verdade e beleza, parece não ter mais consciência de sua dignidade e de sua vocação à felicidade, para a realização do próprio ser pessoal".
Sarah diz então que "é óbvio que tudo isso tem raízes remotas, começando com a substituição do agostiniano amo ergo sum (eu amo, logo existo) pelo cartesiano cogito ergo sum (penso, logo existo), reduzindo assim a ontologia relacional à autoconsciência subjetiva, privando o homem daquela relação saudável com o real sobre a qual a ontologia se funda, o conhecimento do ser".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A crise da fé e do pertencimento à Igreja
O cardeal Sarah diz que há de fato uma crise de fé no mundo de hoje e que esta é agora "a mais profunda e crucial".
Sobre os que entregam a vida a Deus, o cardeal diz que “não diria que as pessoas consagradas 'não creem' ”.
“Aliás, estou convencido de que, precisamente por causa das condições culturalmente desfavoráveis à radicalidade da virgindade para o Reino dos Céus, os que hoje respondem à vocação têm uma intenção inicial séria e radical", diz Sarah.
"O ponto mais discutido é o da fidelidade, ao longo do tempo, à tarefa que Deus designou. Num contexto cultural cada vez mais hostil, com a fragmentação das relações, que não nos permite perceber o apoio e o calor de uma comunidade crente, é cada vez mais complexo viver a radicalidade do Evangelho. Creio que esse é o ponto crucial para todos os leigos e pessoas consagradas, para todos os batizados", diz o cardeal.
Para o cardeal africano, "quem sai [da Igreja], sempre comete erros”.
“Erra porque abandona a Mãe; erra porque faz um ato de orgulho muito perigoso, colocando-se como juiz da Igreja. Às vezes, nem tudo é imediatamente compreensível, e algumas coisas podem parecer totalmente inoportunas, que não foram adequadamente ponderadas, mesmo pastoralmente infundadas ou prejudiciais. Apesar de tudo isso, isso não autoriza a sair", diz Sarah.
Walter Sánchez Silva é jornalista na ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, com mais de 15 anos de experiência cobrindo eventos da Igreja na Europa, América e Ásia.
Celebrando o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, o Sumo Pontífice, Papa Francisco, enviou uma importante mensagem à Igreja. Ele ressaltou uma verdade
A Ilha da Madeira acolhe um retiro espiritual destinado ao clero, que será orientado pelo Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca emérito de Lisboa. Esta iniciativa
A solenidade de Corpus Christi ganhou um toque especial e inspirador dentro de uma casa brasileira. Um grupo de irmãos decidiu recriar a tradicional procissão
Um acampamento de verão cristão no estado do Colorado chegou a um acordo com o Departamento Estadual de Primeira Infância, permitindo que o acampamento continue
Evangelho e palavra do dia 01 julho 2025 Leitura do Livro do Gênesis 19,15-29 Naqueles dias, os anjos insistiram com Ló, dizendo: “Levanta-te, toma tua
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.