O papa Francisco encorajou jornalistas a construir comunhão no mundo por meio do anúncio de histórias de bondade e esperança em mensagem para o 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais, na última sexta-feira (24).
“Sonho com uma comunicação que não venda ilusões ou medos, mas seja capaz de dar razões para ter esperança”, disse o papa. “Encorajo-vos, portanto, a descobrir e a contar tantas histórias de bem escondidas por detrás das notícias; a imitar aqueles exploradores de ouro que, incansavelmente, peneiram a areia em busca duma pequeníssima pepita. É importante encontrar estas sementes de esperança e dá-las a conhecer”.
A Igreja celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais todos os anos em 24 de janeiro, festa de são Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas e escritores.
Este ano, o Dia Mundial das Comunicações Sociais ocorre em meio a três dias de eventos em Roma para o Jubileu do Mundo das Comunicações, parte do Jubileu 2025, que dura um ano.
Em sua mensagem, Francisco pediu aos que trabalham na mídia e nas comunicações que “contem histórias repletas de esperança”, especialmente nestes “tempos difíceis”, e falou sobre as graças especiais disponíveis no Jubileu da Esperança 2025 como um apoio a esse trabalho.
O papa Francisco disse que um bom comunicador “garante que aqueles que ouvem, leem ou assistem possam se envolver, possam se aproximar, possam entrar em contato com a melhor parte de si mesmos e entrar com essas atitudes nas histórias contadas”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Ao divulgar histórias de bondade e esperança, os profissionais da mídia ajudam o mundo a ser um pouco menos fechado e indiferente aos outros, disse o papa.
“Que saibais sempre encontrar as centelhas de bem que nos permitem ter esperança. Este tipo de comunicação pode ajudar a tecer a comunhão, a fazer-nos sentir menos sós, a redescobrir a importância de caminhar juntos”, disse Francisco.
O papa Francisco também deu conselhos para a vida de oração dos jornalistas.
“Perante as vertiginosas conquistas da técnica, convido-vos a cuidar do coração, ou seja, da vossa vida interior”, disse o papa.
“Sede mansos e nunca esqueçais o rosto do outro; falai ao coração das mulheres e dos homens ao serviço de quem desempenhais o vosso trabalho”, disse também Francisco.
“Para fazer isso, porém, precisamos ser curados de nossas 'doenças' de autopromoção e autoabsorção, e evitar o risco de gritar por cima dos outros para fazer nossas vozes serem ouvidas”, alertou o papa Francisco.
Hannah Brockhaus é jornalista correspondente da CNA em Roma (Itália). Ela cresceu em Omaha, no estado americano de Nebraska e é formada em Inglês pela Truman State University no Missouri (EUA).
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.