A Associação Internacional de Exorcistas (AIE) lançou o livro Demonologia e Exorcismo em Santo Agostinho de Hipona, de Francesco Scarsella, doutor em Teologia e Ciências Patrísticas pelo Pontifício Instituto PatrísticoAugustinianum de Roma.
Em texto publicado no site do IEA, Scarsella diz que no século XX houve um abandono do “estudo teológico do demoníaco”.
“Se isso é verdade para a demonologia em geral, a demonologia agostiniana representa um campo muito mais limitado que tem sofrido ainda mais com tal falta de atenção” e que se reflete no “grande número de menções que santo Agostinho, baseado no Novo Testamento e na tradição patrística posterior, dedica-se ao demoníaco em suas obras”.
Scarsella diz que a “doutrina agostiniana” é “certamente inovadora pela sua integridade, pela quantidade de dados que recolhe, pelas questões que levanta”. As causas da sua “ausência” devem ser procuradas “no já mencionado esquecimento teológico do demoníaco”.
O especialista diz então que seu livro quer ser “uma contribuição para preencher o vazio e traçar um panorama geral da demonologia agostiniana, respondendo questões sobre a existência, natureza e ação dos anjos caídos, com as mesmas palavras do santo de Hipona”.
“Descobrir-se-á assim, apesar da distância de séculos, que a doutrina do Doutor Gratiae (Doutor da Graça) sobre os temas aqui examinados continua a dar ajuda fundamental tanto para a compreensão dos dados do fé, como para a prática da vida cristã e o exercício do ministério exorcista”, diz o especialista.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Quem foi santo Agostinho?
Santo Agostinho, padre e doutor da Igreja, nasceu em 354 d.C. em Tagaste, Numídia, atual Argélia, na África. Nascido em família abastada, era filho de Patrício e santa Mônica; e viveu uma vida libertina. Quando jovem, teve um filho chamado Adeodato.
Agostinho juntou-se à seita do maniqueísmo; mas em Milão, Itália, no verão do ano 386 d.C., ouviu uma voz cantando em latim “Tolle, lege” (Pegue e leia).
O santo pegou uma Bíblia e leu o capítulo 13,13-14 da carta de são Paulo aos Romanos, que dizia: “Não há banquetes e embriaguez; sem luxúria e devassidão... revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não vos preocupeis com a carne para satisfazer as suas concupiscências".
Ele se converteu e tornou-se bispo de Hipona, atual cidade de Annaba, Argélia. Entre suas obras mais famosas estão As Confissões, sua autobiografia espiritual e A Cidade de Deus.
Walter Sánchez Silva é jornalista na ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, com mais de 15 anos de experiência cobrindo eventos da Igreja na Europa, América e Ásia.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.