Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!
5 de fev de 2025 às 11:46
O arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, toma posse do título da igreja de São Gregório Magno na Magliana Nova, em Roma, no sábado (8) às 14h (horário de Brasília). Dom Jaime foi criado cardeal pelo papa Francisco em dezembro passado e, na tradição da Igreja, todo cardeal recebe o título de uma igreja em Roma, simbolizando sua unidade com o papa, bispo de Roma.
Os cardeais podem aconselhar, dar apoio financeiro ou patrocinar de alguma outra forma sua igreja titular, mas não têm direitos de governança sobre ela e não podem interferir em sua administração, diz o cânon 357 do Código de Direito Canônico.
Eles também podem visitar sua igreja, ouvir confissões, celebrar missas e liderar peregrinações em coordenação com a equipe da igreja ou paróquia.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O último titular da igreja de São Gregório Magno foi o cardeal brasileiro Geraldo Majella Agnello (1933-2023). Desde a sua morte em 26 de agosto de 2023 o título ficou vacante.
Dom Jaime Spengler é o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam). Depois de sua criação cardinalícia, foi nomeado pelo papa Francisco membro dos dicastérios para a Doutrina da Fé e do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, no Vaticano.