Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!
6 de fev de 2025 às 14:21
A Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal celebra no dia 13 de fevereiro os 20 anos da morte da venerável irmã Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, uma das videntes de Nossa Senhora de Fátima. O evento acontecerá em Coimbra e terá transmissão online pelo canal do Youtube da congregação.
“Unidos damos graças ao Senhor pelo dom desta venerável carmelita descalça e pedimos a graça da sua beatificação e canonização”, dizem os carmelitas de Portugal.
“Queremos assinalar esta data para dar graças ao Senhor por tudo quanto esta carmelita representa para a Ordem dos Carmelitas Descalços e para toda a Igreja”, diz o site dos carmelitas descalços.
A comemoração dos 20 anos da morte de irmã Lúcia terá uma conferência, no Carmelo de Santa Teresa em Coimbra, às 16h (hora de Portugal), com a irmã Ângela Coelho, vice-postuladora da causa de beatificação da vidente de Fátima. Ela vai abordar o tema “Ir. Lúcia, uma vida entre a Serra d’Aire e o Monte Carmelo”. Em seguida, às 18h, o bispo de Coimbra, dom Virgílio Antunes, vai celebrar a missa, com a presença do reitor do santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, do provincial da Ordem dos Carmelitas Descalços, padre Vasco Nuno, de frades carmelitas de diferentes comunidades em Portugal e de outros padres.
Irmã Lúcia
Lúcia Rosa dos Santos nasceu em Aljustrel, em 28 de março de 1907. Foi uma das videntes das aparições de Nossa Senhora de Fátima, em 1917, junto com seus primos os santos Francisco e Jacinta Marto. Seus primos morreram pouco tempo depois das aparições e Lúcia viveu até 2005, sendo a única guardiã da mensagem de Fátima.
Aos 14 anos, Lúcia se recolheu no Asilo de Vilar, no Porto, começando assim uma vida retirada do mundo.
Em 1925, ingressou na Congregação de Santa Doroteia, na Espanha, onde teve as aparições de Tuy e Pontevedra, as aparições da Santíssima Trindade, de Nossa Senhora e do Menino Jesus.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Desejava uma vida de maior recolhimento para responder à mensagem que a Senhora lhe tinha confiado e entrou no Carmelo de Coimbra, em 1948, onde se entregou mais profundamente à oração e ao sacrifício. Adotou o nome irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado.
Foi no Carmelo que a irmã Lúcia morreu em 13 de fevereiro de 2005. Atualmente, seus restos mortais estão sepultados na basílica de Nossa Senhora do Rosário, no santuário de Fátima, desde o dia 19 de fevereiro de 2006.
“Lúcia, além de ser instrumento dócil e fiel nas mãos de Deus para nos transmitir tudo quanto Deus, através do Seu Anjo e da Mãe de Jesus, quis comunicar aos homens e mulheres do nosso tempo, também foi a primeira a levar a sério a mensagem que recebeu, pois a encarnou na sua vida e a fez experiência vertida nos seus escritos que tanta luz ainda há de trazer a todo o povo de Deus”, diz o site dos carmelitas descalços.
A causa de beatificação da irmã Lúcia foi aberta em 2008, apenas três anos depois de sua morte, depois que o papa Bento XVI concedeu a dispensa do período canônico de espera de cinco anos para abertura do processo.
Em junho e 2023, o papa Francisco autorizou a promulgação do decreto que reconhece as virtudes heroicas de irmã Lúcia, que passou a ser venerável. Agora, é necessário o reconhecimento de um milagre pela intercessão da irmã Lúcia para que ela seja declarada beata.
Oração pela beatificação de irmã Lúcia
No site oficial da causa de beatificação e canonização de irmã Lúcia, há um espaço para relatar graças alcançadas pela intercessão da vidente de Fátima e também uma oração para pedir a beatificação e canonização dela.
“Pai misericordioso, tu ensinaste a irmã Lúcia a deixar-se guiar com humildade pelo Espírito Santo obedecendo à tua santa Igreja e confiaste-lhe a missão de recordar ao mundo a força do perdão que ofereces a todos os homens no Corpo e Sangue do teu Filho Ressuscitado; faz que aprendamos dela a confiar-nos ao Coração Imaculado de Maria para que, trabalhado pelo Espírito, também o nosso coração seja conformado com o de Jesus e assim, tornados puros, possamos voltar para Ti os nossos olhos e adorar-te com todo o coração; assim nos tornaremos testemunhas da tua compaixão e construtores da paz que ofereces aos teus filhos. Concede-nos, por intercessão da irmã Lúcia, a graça que te pedimos e beatifica a tua serva fiel, para glória do teu nome e benefício nosso. Pater, Ave, Gloria”.