A Igreja celebra hoje (7), a memória do beato Pio IX, um papa determinado que fez importantes proclamações e morreu "prisioneiro" no Vaticano, pela liberdade do papado e da Igreja.
1. O dogma da Imaculada Conceição
O papa Pio IX proclamou o dogma da Imaculada Conceição de Maria em 8 de dezembro de 1854.
O que os fiéis acreditaram durante séculos – que a Virgem foi concebida sem pecado original – tornou-se uma verdade de fé através deste dogma.
2. O Concílio Vaticano I e o dogma da infalibilidade do papa
Pio IX convocou o Concílio Vaticano I, evento que foi inaugurado em 8 de dezembro de 1869 na basílica de São Pedro. Neste grande evento foi proclamado o dogma da infalibilidade do papa.
Esta verdade de fé diz que quando o sucessor de Pedro fala ex cathedra, ou seja, quando define uma doutrina sobre a fé e a moral com toda a sua autoridade, ela se torna uma verdade que não pode ser mudada e que os católicos assumem como uma certeza definitiva.
3. São José, patrono da Igreja
Em 8 de dezembro de 1870, o papa Pio IX publicou um decreto no qual proclamou são José como patrono da Igreja Católica.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
4. Preciosíssimo Sangue de Cristo
Foi também Pio IX que em 1849 instituiu a festa do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, fixando a celebração para o primeiro domingo de julho.
Décadas depois, são Pio X mudou para 1º de julho, mas com as reformas do Concílio Vaticano II, o Corpo e Sangue de Cristo agora é celebrado na Solenidade de Corpus Christi.
5. “Prisioneiro no Vaticano”
Quando Pio IX assumiu o pontificado em 1846, existiam os Estados Papais, localizados no centro do que hoje é a Itália. Naquela época o território italiano estava dividido em reinos, mas os interesses políticos e militares buscavam sua “unificação”.
As terras sob o governo do papa eram um suposto problema para esse objetivo, de modo que se iniciou uma série de revoltas que obrigaram o papa a fugir para o exílio em Gaeta, ao sul de Roma.
Em 1850 voltou para aquela cidade, mas teve que enfrentar as consequências da perda dos Estados Pontifícios, a proclamação do Reino da Itália em 1861 e a transformação de Roma na capital italiana em 1871.
Pio IX se declarou "prisioneiro" durante este tempo e morreu sem poder deixar o que hoje conhecemos como território vaticano. Os pontífices que o sucederam também foram considerados “prisioneiros”.
Este problema territorial e de soberania, chamado de "Questão Romana", culminou com a assinatura do Tratado de Latrão entre o governo italiano e a Santa Sé em 1929, que reconhece o Vaticano como um país independente e sob a soberania autônoma do papa.
Abel Camasca é comunicador social. Foi produtor do telejornal EWTN Noticias por muitos anos e do programa “Más que Noticias” na Radio Católica Mundial.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.