A Igreja Católica celebra hoje (8) a memória de são Jerônimo Emiliani, religioso italiano que se dedicou ao serviço dos mais necessitados, fundador da Congregação dos Clérigos Regulares de Somasca, ordem dedicada a ajudar crianças órfãs.
Jerônimo (Girolamo Emiliani) nasceu em Veneza, Itália, em 1486. Era filho de Ángelo Emiliani, senador da República de Veneza, e Eleonora Morosini. O santo costumava dizer que foram seus pais que o ensinaram a rezar e incutiram nele a ideia de que quem reza nunca está sozinho. Como Jerônimo perdeu o pai quando tinha 10 anos, aquele ensinamento lhe deu grande conforto e o levou a se agarrar à oração.
Soldado do melhor dos senhores
Ao crescer, Jerônimo se tornou militar e participou da guerra contra a Liga de Cambrai. Depois, substituindo o seu irmão ferido em combate, assumiu o comando das forças que defendiam a fortaleza de Castelnuovo di Quero, sitiada pelos franceses. No final, Castelnuovo caiu nas mãos do inimigo e Jerônimo foi feito prisioneiro.
O revés que a derrota significou para ele e acabar preso em seu próprio castelo acabou mudando sua perspectiva de vida. Foi no calabouço onde redescobriu a fé e iniciou um caminho de conversão e entrega, muito marcado pela humildade.
Aqueles dias de prisão ajudaram o santo a aprofundar sua devoção e carinho por Nossa Senhora. Ele pedia a ela constantemente a libertação, enquanto, no silêncio e na solidão da prisão, forjava uma intensa amizade com Jesus através da oração.
Um dia, inesperadamente, ele conseguiu escapar da masmorra sem nenhuma dificuldade. Mais tarde, o santo contou que a Virgem lhe apareceu para lhe dar as chaves e poder escapar. Alguns anos depois, quando a paz voltou à região, Jerônimo voltou a Castelnuovo para assumir o cargo de prefeito do local, vago após a morte de seu irmão.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Um tio afável, um homem caridoso com todos
Após essa experiência, Jerônimo voltou a Veneza para se encarregar da educação de seus sobrinhos e auxiliar a esposa de seu irmão que tinha morrido. Foi nas horas vagas que começou a ler teologia e a se envolver em obras de caridade. O ano era 1518, e Jerônimo havia feito dos hospitais e abrigos para os mais pobres seus destinos diários favoritos.
Em 1531, após a propagação da praga da cólera, convenceu os cidadãos de Veneza da importância da construção de um hospital. Para isso, inspirou-se nos Teatinos, que conhecera anos antes no hospital para doenças terminais que administravam; depois, em Brescia, ergueu um orfanato; e faria o mesmo em Bérgamo, um para meninos mais velhos e outro para meninas. Lá, também fundou um lar de acolhida para prostitutas que queriam abandonar a vida de dor, desonra e semiescravidão que levavam.
A Companhia dos Servos dos Pobres
Junto com dois padres, Alejandro Besuzio e Agustín Bariso, colaboradores em suas obras de caridade, fundou uma sociedade religiosa em 1532, estabelecendo sua sede em Somasca, que fica entre Milão e Bérgamo. Os membros de sua sociedade ficaram conhecidos como os Clérigos Regulares de Somasca (originalmente a Companhia dos Servos dos Pobres).
A congregação, que atualmente conta com cerca de 75 casas no mundo e 500 religiosas, tem se dedicado a cuidar dos órfãos, dos pobres e dos doentes. São Jerônimo ordenou desde o início que a acolhida ao estrangeiro, a hospedagem, a comida e a roupa deveriam levar a “marca” da pobreza religiosa.
Jerônimo Emiliani contraiu a peste no início de fevereiro de 1537 e morreu no dia 8 do mesmo mês, aos 56 anos. Vários milagres foram reconhecidos após sua morte. Foi beatificado pelo papa Bento XIV em 1747 e canonizado pelo papa Clemente XIII em 1767. O papa Pio XI o declarou padroeiro das crianças órfãs em 1928.
A Agência Católica de Informação - ACI Digital, faz parte das agências de notícias do Grupo ACI, um dos maiores geradores de conteúdo noticioso católico em cinco idiomas e que, desde junho de 2014, pertence à família EWTN Global Catholic Network, a maior rede de televisão católica do mundo, fundada em 1981 por Madre Angélica em Irondale, Alabama (EUA), e que atinge mais de 85 milhões de lares em 110 países e 16 territórios.
Este importante departamento da Cúria Romana trabalha em estreita colaboração com o Papa no desempenho das suas responsabilidades mais elevadas. Na prática, funciona como o
No Vaticano, o Papa encontrou-se recentemente com centenas de participantes de programas de verão, entre os quais se destacava um grupo de crianças vindas da
Em 21 de junho, Danny Morrison deu um passo significativo ao ser ordenado sacerdote, um momento de grande celebração para seus familiares. No entanto, sua
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.