O papa Francisco renovou hoje (9) o seu apelo à paz no mundo, pedindo “que as armas se calem em todos os lugares”. O pedido foi feito na Praça de São Pedro, depois de celebrar a missa por ocasião do Jubileu das Forças Armadas, da Polícia e dos Corpos de Segurança.
“Que as armas se calem em todos os lugares e que o grito dos povos que pedem paz seja ouvido”, disse antes de rezar o Ângelus diante dos mais de 30 mil militares de mais de 100 países de todo o mundo que participaram do evento.
Este foi o segundo grande evento dos 36 planejados para o Ano Santo, depois do Jubileu da Comunicação, em que se reuniram em Roma centenas de jornalistas, comunicadores de diferentes partes do mundo e também os delegados para a comunicação das dioceses de todo o mundo.
“Rezemos pela paz na martirizada Ucrânia, na Palestina, em Israel, em Mianmar, em todo o Oriente Médio, em Kivu, no Sudão”, disse Francisco.
O papa, que está com bronquite, não conseguiu ler toda a homilia da missa que celebrou antes da oração mariana, depois de ter admitido que estava com “dificuldade de respirar”.
“Agora peço desculpa e peço ao mestre que continue a leitura por causa da dificuldade de respirar”, disse depois de ler a primeira parte da homilia.
Suas palavras foram recebidas com aplausos pela audiência de militares, soldados e polícias de diferentes países.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Apesar da doença do papa Francisco, de 88 anos, a cerimônia solene, da qual participaram várias associações e academias militares de todo o mundo, bem como bispos e capelães militares, aconteceu na Praça de São Pedro e, portanto, ao ar livre, numa manhã chuvosa e fria, típica do inverno de Roma.
O Papa Francisco sem o solidéu devido ao vento forte. Captura de vídeo/Vatican Media
O vento forte na capital italiana arrastou por vários metros o solidéu do papa, que teve de continuar o Ângelus sem ele.
Por fim, Francisco saudou todos os militares do mundo e recordou os ensinamentos da Igreja Católica a este respeito.
Citou as conclusões do Concílio Vaticano II na Constituição Pastoral Gaudium et Spes sobre aqueles que exercem a sua profissão nas fileiras do exército e pediu-lhes que sejam “servidores da segurança e da liberdade dos seus povos”.
“Este serviço armado deve ser exercido apenas em legítima defesa, nunca para impor domínio sobre outras nações. Sempre observando as convenções internacionais sobre conflitos. E antes de tudo no sagrado respeito pela vida da criação”, disse.
Victoria Cardiel é jornalista especializada em temas de informação social e religiosa. Desde 2013, ela cobre o Vaticano para vários veículos, como a agência de noticias espanhola Europa Press, e o semanário Alfa y Omega, da arquidiocese de Madri (Espanha).
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.