O papa Francisco encorajou no sábado (8) as pessoas a ouvirem “no coração das famílias, o silêncio estrondoso de uma oração que chega às lágrimas, porque vem do coração”.
O papa falava em audiência no sábado aos membros do comitê executivo do II Congresso Internacional de Irmandades e Piedade Popular, que ocorreu em dezembro de 2024 em Sevilha. O encontro ocorreu na Casa Santa Marta, devido à bronquite da qual Francisco se recupera.
“Estou muito feliz em recebê-los como peregrinos neste Ano Jubilar. Vieram agradecer a Deus pelo último Congresso Internacional de Irmandades e Piedade Popular", disse-lhes Francisco.
“Quando me disseram que vocês viriam, fiquei um pouco preocupado, porque na mensagem eu os chamei de ‘loucos’ e talvez por isso vocês estivessem interessados em me conhecer”, disse o papa Francisco, lembrando com humor que em sua mensagem aos participantes do congresso, citando são Manuel González, ele os incentivou a viver “loucos de amor” por Deus.
“Na minha mensagem, se vocês se lembram, propus a vocês viver esse evento como uma oração de louvor, que acompanharia o nosso caminho terreno como peregrinação em direção a Deus e aos irmãos”, disse o papa.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Dessa forma, eu pedia que fossem testemunhas de um amor transbordante, a ponto de parecerem loucos, loucos de amor”.
“Como seria bom para nós, no final deste evento, que o primeiro destes ecos se fizesse ouvir sobretudo no seio das famílias. Poderia ser ouvido como o silêncio estrondoso de uma oração que chega às lágrimas, porque vem do coração; seja diante da imagem do titular de sua irmandade, que está em suas casas; seja diante do Sacrário da paróquia ou do seu templo, seja ao lado do leito dos doentes ou na companhia dos idosos".
O papa Francisco disse também que, segundo o que lhe disse o arcebispo de Sevilha, “outro desses ecos, já realizados, é uma casa de assistência aos sem-teto, fruto da caridade escondida a que me referi na minha mensagem”.
“Espero que neste trabalho possamos sempre ouvir a batida de um coração amoroso. Esperamos que por meio do 'respeito, carinho e cuidado' nesse lar, a sociedade e as próprias pessoas possam mais uma vez reconhecer a dignidade única de cada pessoa", disse o papa.
“Que Jesus os abençoe e Maria, Mãe da Igreja, cuide de vocês. E não se esqueça de rezar por mim. Eu também rezarei por vocês”, concluiu Francisco.
David Ramos é editor-chefe da ACI Prensa. Cobriu as viagens do papa Francisco para o Equador, Paraguai, México, Colômbia, Chile e Peru.
Em seu primeiro discurso, o novo Pontífice usou “palavras de paz, desarmada e desarmante” e destacou a importância do diálogo, observou Matteo Bruni, diretor da
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.