A arquidiocese de Manaus (AM) inaugurou na sexta-feira (7) a casa Esperança, um espaço para acolhida de crianças e adolescentes vítimas de abusos. O local vai oferecer atendimentos gratuitos psicológico, jurídico e social.
A inauguração aconteceu com a bênção dada pelo arcebispo, cardeal Leonardo Steiner. “Que essa casa sobre a qual invocamos agora benção de Deus, possa ser realmente a casa do encontro. A casa do encontro. Encontro com a dor, para superar. Encontro com o consolo, para ser presença de consolo para os outros”, disse.
O arcebispo pediu que o espaço seja para as vítimas de abusos “uma bênção”, mas também “uma cura para que elas tenham um futuro se sintam profundamente pessoas integradas na sua afetividade, na sua sexualidade”.
“Desejamos que elas sejam curadas interiormente para que possam ser na nossa sociedade presença viva da humanidade de Deus que se fez nossa humanidade, nossa fragilidade”, disse dom Leonardo, destacando a necessidade de ser sempre receptivos “nessa casa, para que as crianças possam ter futuro, olhar para frente, e elas talvez depois nos ajudem a ajudar a curar outras pessoas”.
“Que nós nos unamos todos em oração, como aqui agora, mas também nos unamos todos para que a praga do abuso seja superada. É uma dificuldade muito grande que temos na nossa região”, disse.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Também estiveram presentes na inauguração outros bispos do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que inclui as dioceses dos estados do Amazonas e Roraima. Segundo dom Leonardo, a presença deles não foi “apenas um apoio”, mas porque “o serviço desta casa vai se estender também para as dioceses do Regional Norte 1”, inicialmente online.
Segundo a arquidiocese de Manaus, a Casa Esperança vai oferecer atendimentos semanais voltados a crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência sexual, incluindo seus cuidadores não abusivos, em conformidade com o fluxo da rede de proteção: Conselho Tutelar, Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVVIS) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).
“A casa, ela vai funcionar de segunda a sexta, sendo que na terça-feira vai continuar o atendimento especializado às vítimas de abuso sexual, encaminhadas pelos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); na quarta-feira, o atendimento vai ser para o fortalecimento de vínculos; e na quinta-feira nós vamos atender mulheres que foram vítimas de abuso sexual; e na sexta-feira vai ser o atendimento online”, disse a psicóloga e coordenadora da casa Esperança e do Projeto Içá – Ação e Proteção, Rosivane Anjos, que tem atuado com a questão dos abusos há décadas.
O projeto Içá – Ação e Proteção é desenvolvido pela Cáritas arquidiocesana de Manaus e no enfrentamento do abuso sexual, tráfico e exploração de crianças e adolescentes.
Segundo Rosivane, “ fora a equipe técnica de psicólogos que fazem parte já do projeto”, a Casa Esperança vai ter “14 psicólogos que foram formados no curso de extensão promovido pelo projeto Iça – Ação e Proteção, que vão fazer parte da equipe, apoiando e dando todo o suporte”.
Natalia Zimbrão é formada em Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É jornalista da ACI Digital desde 2015. Tem experiência anterior em revista, rádio e jornalismo on-line.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.