O papa Francisco, de 88 anos, foi obrigado novamente a dar a um assessor a tarefa de ler a catequese que preparou para a audiência geral de hoje (12), devido à sua bronquite.
"Ainda não posso ler por causa da bronquite. Espero que da próxima vez eu possa", disse o papa antes de entregar o texto ao padre Luigi Giroli, da Secretaria de Estado da Santa Sé.
A doença de Francisco, uma inflamação do revestimento dos brônquios, o impede de ler textos em voz alta desde quarta-feira passada, embora ele não tenha cancelado sua agenda.
Papa Francisco entra hoje (12) na Aula Paulo VI, no Vaticano, em uma cadeira de rodas. Captura de tela/Vatican Media
Todas as reuniões estão ocorrendo na Casa Santa Marta, residência oficial do papa Francisco no Vaticano, para evitar viagens desnecessárias ao Palácio Apostólico, que o obrigariam a sair de casa, piorando sua saúde.
No texto que preparou para a audiência geral, à qual compareceram cerca de 7 mil pessoas na Aula Paulo VI, no Vaticano, o papa refletiu sobre o nascimento de Jesus em Belém, que “começou o seu caminho ainda no ventre da Virgem Maria”.
Citando o Evangelho de são Lucas, Francisco disse que, depois de nascerem em Nazaré, Nossa Senhora e são José se mudaram para Belém para registrar o nascimento “como qualquer outro cidadão”.
Papa Francisco pede paz em audiência geral hoje (12) no Vaticano. Captura de tela/Vatican Media
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Ele se submete ao decreto de um imperador, César Augusto, que se considera o senhor de toda a terra”, disse o padre Giroli. Ele disse também que esse episódio mostra "a humildade de um Deus que entra na história e não desestabiliza as estruturas do mundo, mas quer iluminá-las e recriá-las a partir de dentro".
Ele também enfatizou que Jesus nasceu de modo completamente inédito para um rei, porque ele não nasceu num palácio real, "mas nos fundos de uma casa, no espaço onde estão os animais".
“Lucas nos mostra assim que Deus não vem ao mundo com grandes proclamações, não se manifesta em clamor, mas inicia o seu caminho na humildade”, disse o padre Giroli, segundo a catequese previamente preparada pelo papa Francisco.
As primeiras testemunhas desse acontecimento são alguns pastores, homens “de pouca cultura, malcheirosos devido ao contato constante com os animais, vivendo à margem da sociedade”.
No entanto, “Deus os escolhe para serem os destinatários das notícias mais maravilhosas que já ressoaram na história”.
Assim, “são os mais humildes e os mais pobres que sabem acolher o acontecimento da Encarnação”. Por isso, ele exortou aos fiéis a serem como os pastores, “capazes de admiração e louvor diante de Deus”.
“Peçamos ao Senhor que saibamos discernir na fraqueza a força extraordinária do Menino Deus, que vem renovar o mundo e transformar a nossa vida com o seu projeto cheio de esperança para toda a humanidade”, concluiu.
Victoria Cardiel é jornalista especializada em temas de informação social e religiosa. Desde 2013, ela cobre o Vaticano para vários veículos, como a agência de noticias espanhola Europa Press, e o semanário Alfa y Omega, da arquidiocese de Madri (Espanha).
Paris, mundialmente conhecida como a cidade-luz, assume um significado ainda mais profundo para a extensa família dos Missionários do Espírito Santo. Para eles, a capital
O Papa Leão XIV recebeu hoje os membros do Sínodo da Igreja Greco-Católica Ucraniana e manifestou profunda tristeza pela “guerra sem sentido” que assola o
À medida que o Senado dos Estados Unidos delibera sobre as disposições de uma proposta de orçamento significativa, o episcopado católico do país está solicitando
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.