Dom Vítor Agnaldo de Menezes foi nomeado hoje (14) arcebispo de Vitória da Conquista (BA). Até agora ele era bispo de Propriá (SE).
A arquidiocese de Vitória da Conquista estava vacante desde março de 2024, quando seu então arcebispo, dom Josafá Menezes da Silva, foi transferido para Aracaju (SE).
“Como um pequeno Abraão, devo partir com o coração dilatado para servir a outro povo em uma nova terra, encorajado não pelas minhas capacidades humanas, mas pela certeza de que Aquele que me chamou é fiel e caminhará lado a lado comigo (cf.1 Tss 5,24)”, disse do Vítor em mensagem à arquidiocese de Vitória da Conquista.
O arcebispo eleito disse que chega “como ‘peregrino da esperança’ para esperançar, para somar, para trilharmos juntos os caminhos da missão de modo sinodal, em comunhão e participação”.
Dom Vítor Agnaldo de Menezes nasceu em 15 de junho de 1968, em Curaçá (BA). Foi ordenado padre em 18 de abril de 1998, incardinado na diocese de Jequié (BA).
Estudou Filosofia no Institutum Sapientiae, em Anápolis (GO), e Teologia na Universidade Católica de Salvador (BA). Tem especialização em Espiritualidade Sacerdotal e Missionária, pelo Centro Internacional de Animação Missionária (CIAM), de Roma.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Foi pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Jequié, de 1998 a 2000, e da paróquia São Roque, em Lafaiete Coutinho (BA), em 1998. Em 1999, foi reitor do seminário propedêutico Dom Helder Câmara, em Jequié, e foi diretor espiritual do seminário maior diocesano João Paulo II, em Ilhéus (BA), do qual foi reitor de 2000 a 2005.
De 2006 a 2010, foi diretor nacional da Pontifícia Obra de Propagação da Fé, em Brasília (DF). De 2011 a 2016, foi pároco da paróquia catedral de Santo Antônio, em Jequié e, de 2016 a 2017, pároco de Nossa Senhora das Graças, em Maracás (BA).
Também atuou na diocese de Jequié como coordenador diocesano de pastoral, representante do clero, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores e coordenador diocesano do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI).
Atuou ainda no regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como diretor regional da Pontifícia Obra da Infância Missionária, coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE) e foi secretário-geral do regional.
Em 25 de outubro de 2017, foi nomeado bispo de Propriá e recebeu a ordenação episcopal em 6 de janeiro de 2018.
De 19 de julho de 2023 a 25 maio de 2024, foi administrador apostólica da arquidiocese de Aracaju (SE).
Natalia Zimbrão é formada em Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É jornalista da ACI Digital desde 2015. Tem experiência anterior em revista, rádio e jornalismo on-line.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.