O missionário redentorista padre Antônio Ranis Rosendo dos Santos foi nomeado hoje (14) bispo de Caicó (RN). Atualmente, ele é pároco da paróquia Santíssimo Redentor, em Arapiraca (AL), formador do aspirantado e superior da comunidade religiosa.
A diocese de Caicó estava vacante desde abril de 2024, quando seu então bispo, dom Antônio Carlos Cruz Santos foi transferido para Petrolina (PE).
Em mensagem à diocese de Caicó, lida em transmissão da rádio 95 FM, padre Antônio Ranis disse ter recebido a notícia da nomeação “com reverente temor, consciente das minhas fragilidades, fraquezas e limites, porém com serenidade e espírito de comunhão e serviço”.
“Empenharei todas as minhas forças para continuar com dignidade a história de evangelização e educação, comunicação, promoção da vida que os meus antecessores, juntamente com o clero, religiosos e leigos, construíram nesses 85 anos de criação da nossa querida Diocese de Caicó”, disse o bispo eleito, que também consagrou seu ministério episcopal “à intercessão de Santa Ana”, padroeira da diocese de Caicó.
Antônio Ranis Rosendo dos Santos nasceu em 3 de setembro de 1973, em Porto da Folha (SE). Em 24 de janeiro de 1994, iniciou o processo formativo no aspirantado da Congregação do Santíssimo Redentor, os redentoristas, em Garanhuns (PE). Em 1997, foi para o postulantado, em Recife (PE), onde estudou Filosofia, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Fez o noviciado em Tietê (SP), em 2001 e, em 2 de fevereiro de 2002, fez a profissão religiosa em Recife.
Em 2002, foi para Fortaleza, onde estudou Teologia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará (ITEP). Tem pós-graduação lato sensu em espiritualidade pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). É mestre em
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Foi ordenado diácono em 8 de dezembro de 2005 e padre em 16 de junho de 2006.
Atuou como vigário paroquial da paróquia Sagrado Coração de Jesus, Natal (RN), de 2006 a 2007; formador do aspirantado redentorista em Arapiraca (AL), de 2008 a 2010; superior provincial da vice-província do Recife, de 2011 a 2014.
De 2015 a 2018, foi pároco da paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Natal. Em 2019, foi pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campina Grande (PB).
De 2020 a 2022, foi formador dos religiosos estudantes de teologia, em Goiânia (GO), e vigário na paróquia Nossa Senhora da Abadia, em Abadia de Goiás (GO). Em 2021, foi formador e vigário paroquial da paróquia Divino Pai Eterno, em Trindade (GO).
Em julho de 2022, foi transferido para Arapiraca (AL), para ser pároco da paróquia Santíssimo Redentor. Atualmente, é formador do aspirantado e superior da comunidade religiosa, cursando o mestrado em Direito Canônico pelo Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro – extensão Goiânia.
Natalia Zimbrão é formada em Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É jornalista da ACI Digital desde 2015. Tem experiência anterior em revista, rádio e jornalismo on-line.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.