O secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, disse que a Europa deve "redescobrir-se", em entrevista ao jornal italiano Eco di Bergamo publicada no último sábado (15).
Parolin comentou que, na Constituição Europeia, evitou-se uma referência explícita às raízes cristãs da Europa, e foi adotada uma menção genérica ao “patrimônio cultural, humanista e religioso” do continente.
Isso, segundo o cardeal, enfraqueceu a consciência do continente e o senso de identidade europeia.
"Em vez de construir a Europa sobre bases e raízes profundas, preferiu-se um consenso mutável de valores”, enfatizou Parolin. “Mas o futuro só pode ser construído sobre o passado".
Embora o cardeal tenha dito que há motivos para preocupação, especialmente diante do “ateísmo prático, do populismo e do analfabetismo religioso”, ele elogiou “fenômenos encorajadores”, como o aumento de pedidos de batismo por jovens franceses.
O secretário de Estado da Santa Sé disse que o Velho Continente sofre de uma “crise de ideias” que o impede de encarar o futuro.
“A Europa tem atualmente bons anticorpos para resistir a crises e desafios. Mas o problema mais sério é a falta de ideias voltadas para o futuro que nos permitam responder de forma decisiva aos concorrentes internacionais", disse o cardeal.
O cardeal Parolin disse que essa fraqueza se deve à relação da Europa com sua própria história, resultado de "um medo profundo, e parcialmente justificado, de seu passado". No entanto, o cardeal enfatizou que, além dos episódios sombrios de sua história, "há muitos momentos brilhantes".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Conflito em Gaza
O secretário de Estado da Santa Sé também falou ao jornal italiano sobre o cessar-fogo em Gaza, esperando que seja “permanente e ponha fim ao sofrimento do povo palestino”, tanto na Faixa de Gaza quanto “no resto da Palestina”.
"Agora temos que dar sinais de esperança a ambos: aos israelenses e aos palestinos", disse o cardeal Parolin.
Sobre a situação na Síria, ele disse ser “preciso entender para onde vamos” e acompanhar “no caminho da inclusão e da convivência harmoniosa”.
Sobre a guerra na Ucrânia, que completará três anos em 24 de fevereiro, o cardeal disse que “nunca se deve buscar soluções por meio de imposições unilaterais”, pois isso significaria “pisar nos direitos de povos inteiros” e, dessa forma, “nunca haverá uma paz justa e duradoura”.
Almudena Martínez-Bordiú é uma jornalista espanhola correspondente da ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, em Roma e no Vaticano, com quatro anos de experiência em informação religiosa.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.