A Santa Sé publicou o texto da catequese do papa Francisco para a audiência geral de hoje (19), suspensa porque o papa está internado com problemas pulmonares.
Continuando o ciclo de reflexões pastorais baseadas na infância de Jesus, o papa fala sobre a adoração dos Magos em Belém. Eles representam estrangeiros que “chegam imediatamente para prestar homenagem ao Filho de Deus, que entrou na história com uma realeza totalmente inédita”, escreveu o papa.
Considerando os pastores, de que falou em sua última catequese, o papa diz que “os Evangelhos nos dizem, portanto, com clareza, que os pobres e os estrangeiros são dos primeiros a serem convidados a encontrar o Deus feito criança, o Salvador do mundo”.
Dos três personagens que vieram do Oriente, o papa Francisco diz que, para além das interpretações tradicionais, “são homens que não permanecem imóveis, mas, como os grandes chamados da história bíblica, sentem o convite para se mover, para partir em caminhada".
“São homens que sabem olhar além de si mesmos, sabem olhar para o alto", diz o papa.
Francisco diz que a reação de Herodes à chegada dos Magos, que pede aos escribas que investiguem o assunto, como uma representação do poder terreno, "mostra, assim, toda a sua fraqueza".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O papa Francisco também critica o fato de que “os escribas, que sabem identificar com precisão o lugar do nascimento do Messias, indicam o caminho aos outros, mas eles mesmos não se movem!”
Assim, o papa diz também que “não basta conhecer os textos proféticos para sintonizar-se com as frequências divinas; é preciso deixar-se transformar interiormente e permitir que a Palavra de Deus reavive o anseio pela busca e acenda o desejo de ver Deus”.
“Para aqueles que estão apegados ao poder, Jesus não é a esperança a ser acolhida, mas uma ameaça a ser eliminada”, disse Francisco referindo-se aos planos de Herodes de matar o recém-nascido em Belém.
Depois de definir os Magos como “os primeiros que acreditam dentre todos os pagãos, imagem da Igreja reunida de todas as línguas e nações”, o papa Francisco convida os fiéis a seguir a “escola dos Magos, desses ‘peregrinos de esperança’ que, com grande coragem, dirigiram seus passos, seus corações e seus bens àquele que é a esperança não só de Israel, mas de todos os povos”.
“Aprendamos a adorar Deus em sua pequenez, em sua realeza que não oprime, mas liberta e torna capazes de servir com dignidade. E ofereçamos a Ele os mais belos presentes, para expressar nossa fé e nosso amor”, conclui o papa.
Nicolás de Cárdenas é um jornalista espanhol especializado em informação sociorreligiosa. Desde julho de 2022 é correspondente da ACI Prensa na Espanha.
À medida que o Senado dos Estados Unidos delibera sobre as disposições de uma proposta de orçamento significativa, o episcopado católico do país está solicitando
A mais recente edição do boletim semanal em latim, intitulado “Hebdomada Papae”, traz um resumo dos principais acontecimentos e temas abordados durante a última semana.
Em Braga, no Museu Pio XII, são hoje (2 de julho de 2025) apresentadas duas publicações significativas no campo dos estudos sobre espiritualidade e mística.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.