Cerca de 80 mil fiéis participaram na noite de sábado (22) da procissão luminosa da 73ª Romaria de Nossa Senhora Consoladora de Ibiaçá (RS). A procissão foi um dos pontos altos da festividade, que aconteceu no sábado e domingo (23) e atraiu romeiros de várias cidades da região.

A devoção a Nossa Senhora de Consoladora na região teve início com a chegada de padre Narciso Zanatta, em 1952, que foi nomeado pároco de Ibiaçá. O sacerdote levou consigo uma imagem de Nossa Senhora, sentada sobre as nuvens, rodeada por quatro anjos. Rapidamente, a devoção se propagou. Atualmente, a Romaria de Ibiaçá é um dos maiores movimentos religiosos do Sul do Brasil e está no calendário oficial de eventos do Estado do Rio Grande do Sul.

Na noite de sábado, os romeiros participaram da procissão com o carro andor e a coroação de Nossa Senhora Consoladora. Antes da procissão, a missa foi celebrada pelo bispo de Caçador (SC), que destacou o tema da romaria neste ano, “Com a Mãe Consoladora, peregrinos da esperança”, que faz referência ao Jubileu da Esperança.