O papa Francisco teve, na segunda-feira (24) à tarde, uma breve reunião de trabalho com seus dois principais colaboradores em seu quarto no décimo andar do Hospital Policlínico Gemelli, onde está internado há treze dias.
O papa recebeu o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, e o substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, dom Edgar Peña Parra, que lhe levaram os autos de vários decretos para ele assinar e dar sua aprovação.
Além de autorizar os decretos de cinco servos de Deus e aprovar a canonização do beato venezuelano José Gregorio Hernández e do beato italiano Bartolo Longo, Francisco convocou um consistório. Ou seja, uma reunião de cardeais sem que a Santa Sé tenha divulgado mais detalhes sobre a data em que vai ocorrer.
Isso vai depender principalmente da saída do papa do hospital.
A convocação de um consistório para tratar esse tipo de assunto não é excepcional. Em 1º de julho do ano passado, o papa Francisco reuniu os cardeais residentes ou presentes em Roma naquele dia para discutir as causas de alguns futuros santos, como a do jovem italiano Carlo Acutis e a dos onze mártires de Damasco mortos em 1860 na capital síria.
Na ocasião, Francisco também aproveitou a reunião de alto nível para elevar três cardeais diáconos à categoria de "cardeais-sacerdotes": James Michael Harvey, Lorenzo Baldisseri e Gerhard Ludwig Müller, prefeito emérito da Congregação (atual Dicastério) para a Doutrina da Fé da Santa Sé.
Consistórios ordinários e extraordinários
As reuniões de cardeais, conhecidas como consistórios públicos ordinários, também podem ser convocadas pelo papa por outros motivos.
Segundo definido no Código de Direito Canônico, o papa pode abordar nelas “certos assuntos importantes, em regra ocasionais, ou para a realização de alguns atos soleníssimos”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Entre os diferentes tópicos que podem ser discutidos nessas reuniões estão, por exemplo, a criação de novos cardeais ou a reflexão sobre um tema concreto.
Desde o início do pontificado do papa Francisco, que completará 12 anos em março, consistórios públicos ordinários são feitos uma ou duas vezes por ano.
No entanto, essas reuniões podem ser palco de anúncios mais importantes. O papa Bento XVI anunciou sua renúncia em 11 de fevereiro de 2013 num consistório público ordinário.
Os consistórios ordinários também podem ser secretos, ou seja, feitos a portas fechadas e sem a presença de jornalistas.
Nesse caso, o papa pode reunir os cardeais da Cúria Romana num consistório no qual a ordem do dia não é revelada, ou só é parcialmente divulgada, como foi o caso do primeiro consistório convocado pelo papa Bento XVI em março de 2006.
Por fim, o papa Francisco também pode convocar um consistório extraordinário, que “se celebra quando as necessidades peculiares da Igreja ou assuntos mais importantes o aconselharem”. Segundo o cânon 353 do Código de Direito Canônico, “são convocados todos os cardeais”.
Se for esse o caso, a reunião aconteceria a portas fechadas.
São João Paulo II convocou seis consistórios extraordinários em seu pontificado, mas o papa Francisco só usou esse método uma vez, em fevereiro de 2014, pouco antes de convocar o Sínodo sobre a Família.
Victoria Cardiel é jornalista especializada em temas de informação social e religiosa. Desde 2013, ela cobre o Vaticano para vários veículos, como a agência de noticias espanhola Europa Press, e o semanário Alfa y Omega, da arquidiocese de Madri (Espanha).
Este importante departamento da Cúria Romana trabalha em estreita colaboração com o Papa no desempenho das suas responsabilidades mais elevadas. Na prática, funciona como o
No Vaticano, o Papa encontrou-se recentemente com centenas de participantes de programas de verão, entre os quais se destacava um grupo de crianças vindas da
Em 21 de junho, Danny Morrison deu um passo significativo ao ser ordenado sacerdote, um momento de grande celebração para seus familiares. No entanto, sua
Paris, mundialmente conhecida como a cidade-luz, assume um significado ainda mais profundo para a extensa família dos Missionários do Espírito Santo. Para eles, a capital
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.