A Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), foi reconhecida como patrimônio cultural material e imaterial do Estado. O reconhecimento veio com a aprovação do projeto de lei nº 58/2024, de autoria da deputada Diana Belo (MDB), pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) no dia 18 de fevereiro. A lei foi sancionada pelo governador Helder Barbalho na terça-feira (25).
“A visita ao Santuário de Nossa Senhora de Nazaré é fundamental para entender a história, a cultura e a fé do povo paraense. Fé essa que movimenta um dos maiores eventos religiosos de todo o mundo: o Círio de Nossa Senhora de Nazaré", disse a deputada Diana Belo, segundo o site da Alepa.
Para a aprovação da lei, a deputada defendeu a importância da basílica alegando que durante todo o ano recebe milhões de turistas e fiéis que se encantam com os vitrais, as obras de artes sacras e o órgão que compõe o mobiliário da Igreja.
A basílica foi reconhecida patrimônio cultural material por causa da sua arquitetura, altares, vitrais e imagens sacras e patrimônio imaterial porque está profundamente ligada ao Círio de Nazaré que é uma manifestação religiosa em honra a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará, que reúne anualmente, no segundo domingo de outubro, cerca de 2 milhões de pessoas.
A construção da Basílica Nossa Senhora de Nazaré começou em 1909 e no dia 19 de julho de 1923 recebeu o título de basílica menor. Segundo o seu site, é a terceira no Brasil e a primeira do norte do Brasil.
Foi reconhecida como basílica “tendo em vista a magnitude da expressão da fé e devoção do povo paraense por Nossa Senhora de Nazaré, e sendo a casa da Rainha da Amazônia, um lugar de acolhimento e importante significado diante o papel da Igreja Católica no Brasil”, diz o site.
Mais de cem anos depois, continua o site, a basílica ainda é “um dos ícones mais significativos que representa a relação de intimidade do povo paraense com a Virgem de Nazaré. Todos os anos, a Igreja recebe milhões de fiéis, vindos do mundo inteiro, que buscam conhecer e aproximar-se da padroeira”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Devoção a Nossa Senhora de Nazaré no Pará
Imagem de Nossa Senhora de Nazaré na Basílica Nossa Senhora de Nazaré em Belém (PA). Crédito: Davi Corrêa / ACI Digital.
A devoção começou em 1700 com o achado de uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo Caboclo Plácido às margens do Igarapé Murutucu, perto de onde hoje está a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
Ele a levou para a sua casa várias vezes, mas milagrosamente a imagem voltava para o local onde foi encontrada. Então, Plácido construiu uma pequena capela para a imagem no lugar. A notícias da santa milagrosa se espalhou e todos os anos milhares de devotos visitavam a capela para pedir milagres e agradecer as graças alcançadas.
Nossa Senhora de Nazaré faz parte da vida cotidiana do povo paraense. Está nas casas, nas lojas, nos mercados, instituições, em todos os lugares é possível encontrar uma imagem. Muitos devotos a chamam carinhosamente de “Tia Naza”, “Nazica” ou “Nazinha”.
O dia mais importante do Círio de Nazaré é o segundo domingo de outubro, mas ele é celebrado durante todo o mês com 14 procissões.
Escrevo para a ACI Digital há oito anos e desde 2023 sou correspondente do Brasil para o telejornal EWTN Noticias. Sou certificada em espanhol pelo Instituto Cervantes. Tenho experiência em redação de conteúdo religioso para mídias católicas em português e espanhol e em tradução de sites religiosos. Sou casada, tenho três filhos e sou catequista há mais de 15 anos. Escrevo de Petrópolis (RJ).
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.