O papa Francisco enviou uma mensagem para promover uma liturgia que evite “ostentação” e “protagonismos inúteis” do Hospital Policlínico Gemelli, em Roma, onde está internado há duas semanas com pneumonia bilateral.
“Exorto-vos, pois, a propor e encorajar um estilo litúrgico que expresse o seguimento de Jesus, evitando ostentações ou protagonismos inúteis”, escreveu o papa em mensagem enviada ao curso para os responsáveis pelas celebrações litúrgicas episcopais que está sendo feito no Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo, em Roma.
Em novo documento com sua assinatura oficial, Francisco exortou os liturgistas reunidos na Pontifícia Universidade ligada aos beneditinos a exercerem seu ministério “com discrição, sem se vangloriar dos resultados do seu serviço”.
O papa diz que o responsável pelas celebrações litúrgicas “não é só um professor de teologia”.
“Ele não é um rubricista, que aplica as regras; Ele não é um sacristão, que prepara o que é necessário para a celebração. Ele é um mestre colocado a serviço da oração da comunidade", disse Francisco.
O papa Francisco disse que o bispo deve preparar “cada celebração com sabedoria, para o bem da assembleia”, traduzir em “os princípios teológicos expressos nos livros litúrgicos”, e acompanhar e apoiar “o bispo em seu papel de promotor e guardião da vida litúrgica”.
O papa disse que cuidar da liturgia é “antes de tudo, o cuidado com a oração, isto é, com o encontro com o Senhor”.
Francisco disse também que, ao proclamar santa Teresa de Ávila doutora da Igreja, o papa são Paulo VI definiu sua experiência mística como “um amor que se torna luz e sabedoria: sabedoria das coisas divinas e das coisas humanas”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Assim, ele reivindicou o exemplo da santa espanhola como uma “grande mestra da vida espiritual”.
O papa Francisco pediu aos responsáveis pela liturgia para preparar e orientar as celebrações combinando “a sabedoria divina e a sabedoria humana”.
“A primeira se adquire rezando, meditando, contemplando. A segunda vem do estudo, do empenho em aprofundar, da capacidade de escuta", disse também o papa.
Francisco disse que para ter sucesso nessas tarefas é preciso ficar atento às pessoas.
"Isso os ajudará a entender as necessidades dos fiéis e as formas e modalidades para favorecer sua participação na ação litúrgica", disse o papa Francisco.
O papa também enfatizou que no culto “o encontro entre doutrina e pastoral não é uma técnica opcional, mas um aspecto constitutivo da liturgia, que deve ser sempre encarnada, inculturada, expressando a fé da Igreja.
“Consequentemente, as alegrias e os sofrimentos, os sonhos e as preocupações do povo de Deus têm um valor hermenêutico que não podemos ignorar”, disse Francisco.
O papa Francisco citou o primeiro reitor do Pontifício Instituto Litúrgico, o abade beneditino Salvatore Marsili, que em 1964 exortou os fiéis a tomar conhecimento da mensagem do concílio Vaticano II, “à luz da qual a verdadeira pastoral não é possível sem a liturgia, porque a liturgia é o ápice para o qual tende toda a ação da Igreja”.
Victoria Cardiel é jornalista especializada em temas de informação social e religiosa. Desde 2013, ela cobre o Vaticano para vários veículos, como a agência de noticias espanhola Europa Press, e o semanário Alfa y Omega, da arquidiocese de Madri (Espanha).
Este importante departamento da Cúria Romana trabalha em estreita colaboração com o Papa no desempenho das suas responsabilidades mais elevadas. Na prática, funciona como o
No Vaticano, o Papa encontrou-se recentemente com centenas de participantes de programas de verão, entre os quais se destacava um grupo de crianças vindas da
Em 21 de junho, Danny Morrison deu um passo significativo ao ser ordenado sacerdote, um momento de grande celebração para seus familiares. No entanto, sua
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.