Durante os quatro dias de carnaval, 80 jovens vão construir uma capela na comunidade Nossa Senhora da Caridade, em Fazenda Rio Grande (PR). “Construir uma capela é extraordinário, não se explica, se vive”, disse Helena Mosele, 23 anos, uma das coordenadoras do projeto, à ACI Digital.
A iniciativa faz parte do projeto SuperAção, do Movimento Regnum Christi, que já construiu cerca de 40 capelas em todo o país.
Segundo Helena, o objetivo desses quatro dias é “levar os jovens a terem uma experiência concreta de Deus, não só a experiência de mão na massa, bater prego, lixar tábuas, mas ter um encontro com Deus através do carisma do Regnum Christi”. O Regnum Christi reúne quatro vocações: os Legionários de Cristo, as consagradas, os leigos consagrados e os leigos associados.
Capela Construída em Búzios no feriado de Corpus Christi 2024. Crédito: Helena Mosele.
Helena contou que há anos participa do projeto e já construiu capelas em várias partes do Brasil. “Deus reconfigurou a minha história depois do SuperAção e me fez encontrá-Lo”, disse. “E depois que eu o encontrei, o meu coração já não se satisfaz mais no mundo”.
“A diversão do carnaval parece muito pequena perto daquilo que Deus preparou para mim nesses dias”, disse ela.
Thiago Ribeiro, 34 anos, é Engenheiro Químico em Jundiaí (SP). Ele contou à ACI Digital que já construiu dez capelas com o SuperAção. “Eu não era um católico praticante, mas algo em mim mudou depois da primeira participação, foi um início do meu caminho de reaproximação da fé́”.
“É uma experiência incrível e inesquecível. É sempre um momento de conversão, de perceber a ação de Deus na minha vida, de escutar o que Ele quer me dizer, de ser sinal do amor de Deus para os outros”, disse Thiago.
Segundo Helena, a comunidade Nossa Senhora da Caridade celebra a missa no porão de um mercado da cidade. Recentemente, o dono do mercado pediu o porão e em breve eles ficariam sem lugar para as celebrações.
Uma participante da comunidade conhecia o SuperAção e pediu que construíssem a capela. Depois de ter todas as autorizações da prefeitura, do bispo, do pároco e de encontrar o terreno, começaram as preparações há dez meses.
“A cada mês, a cada reunião, a cada atividade Deus foi construindo algo em nós e nos ensinando a confiar”, disse Helena, acrescentando que todo o material para a capela é conseguido através das doações e do dinheiro arrecadado pelos jovens. “A gente trabalha confiando na providência que nunca falha”.
“A gente precisa confiar na graça d’Ele. Temos um projeto, um cronograma, uma organização de funções e Deus vai nos capacitando ao longo dos dias para construir isso”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Construir uma capela interior
“Além da capela exterior, é importantíssimo em cada ação que fazemos construir a capela interior”, disse o padre Rafael Kizimia, LC, 39 anos, que acompanha espiritualmente os jovens na construção.
Para ele, é importante “que não fique só na ação externa, de ajuda, mas que os jovens possam fazer a experiência do amor de Deus e construindo essa capela interior possam ser presença do amor de Deus, templos de Deus, do Espírito Santo, para cada pessoa que os veja”.
Para que essa construção interior aconteça, os jovens têm missa todos os dias, formações, momento de oração em comum, dinâmicas e momentos de integração entre os participantes.
Momento de Adoração ao Santíssimo na capela em construção em Monte Mor (SP) em 2024. Crédito: Regnum Christi.
“No meio do cansaço”, disse o padre, “esses momentos os ajudam a continuar transformando o coração, o ser interior”.
“Tivemos muitos bons testemunhos a partir disso, de jovens que se deixaram tocar pela graça de Deus e saem muito transformados”, contou.
Ao longo dos sete anos em que acompanhou jovens na construção, o padre contou que “recebemos muitos jovens que não sabem o que querem da vida, não fizeram a experiência de amor de Deus e quando constroem a capela ao longo destes quatro dias, a gente nota uma transformação muito grande”.
“Muitas vezes ao final muito jovens já disseram: eu vim porque me falaram que eu tinha que vir, vim porque tinha curiosidade, vim porque nunca tinha construído nada e queria saber como é e agora eu estou aqui realmente porque eu quero, porque fiz a experiência de amor de Deus”, concluiu.
Capela construída em Monte Mor (SP) em 2024. Crédito: Regnum Christi.
Assine aqui a nossa newsletter diária
Escrevo para a ACI Digital há oito anos e desde 2023 sou correspondente do Brasil para o telejornal EWTN Noticias. Sou certificada em espanhol pelo Instituto Cervantes. Tenho experiência em redação de conteúdo religioso para mídias católicas em português e espanhol e em tradução de sites religiosos. Sou casada, tenho três filhos e sou catequista há mais de 15 anos. Escrevo de Petrópolis (RJ).
Evangelho e palavra do dia 15 agosto 2025 “`python from bs4 import BeautifulSoup, Tag def process_liturgy_html(html_text): soup = BeautifulSoup(html_text, ‘html.parser’) # 1. Trocar a tag
Evangelho e palavra do dia 12 agosto 2025 “`html Leitura do Livro do Deuteronômio 31,1-8 Moisés dirigiu-se a todo Israel com as seguintes palavras: ‘Tenho
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.