O papa Francisco enviou uma mensagem do Hospital Gemelli, onde está internado desde 14 de fevereiro devido a uma pneumonia bilateral, na qual diz sentir em seu "coração a 'bênção' que se esconde na fragilidade”.
Este é o terceiro domingo em que o papa Francisco não pode ler o texto do Ângelus. No início da sua mensagem, divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o papa agradeceu aos médicos e aos profissionais de saúde “pela atenção com que cuidam" dele.
"Sinto no coração a 'bênção' que se esconde na fragilidade, porque justamente nestes momentos aprendemos ainda mais a confiar no Senhor; ao mesmo tempo, agradeço a Deus porque me dá a oportunidade de compartilhar no corpo e no espírito a condição de tantas pessoas doentes e sofredoras", disse.
"Daqui a guerra parece ainda mais absurda"
Depois, o papa agradeceu as orações “que se elevam ao Senhor do coração de tantos fiéis de muitas partes do mundo: sinto todo o carinho e a proximidade de vocês e, neste momento particular, sinto-me como que 'carregado' e apoiado por todo o Povo de Deus. Obrigado a todos!", disse.
"Eu também rezo por vocês", continuou,” e rezo especialmente pela paz. Daqui a guerra parece ainda mais absurda. Rezemos pela martirizada Ucrânia, pela Palestina, Israel, Líbano, Mianmar, Sudão, Kivu”, exortou.
Ao comentar o Evangelho de hoje (2), (Lc 6, 39-45), o papa Francisco observou que Jesus “nos faz refletir” sobre dois dos cinco sentidos: a visão e o paladar.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Com relação a visão, o papa Francisco explicou que Jesus, quando diz: “Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão'”, está nos pedindo para “treinar os nossos olhos para observar bem o mundo e julgar com caridade o próximo”.
“Somente com esse olhar de cuidado, não de condenação, a correção fraterna pode ser uma virtude. Porque se não for fraterna, não é uma correção!”, enfatizou.
Em relação ao paladar, o papa destacou que Jesus nos lembra que “'toda árvore é reconhecida pelos seus frutos”. “E os frutos que vêm do homem são, por exemplo, as suas palavras, que amadurecem em seus lábios, de modo que 'sua boca fala do que o coração está cheio'”.
"Os frutos ruins", disse o papa Francisco, são “as palavras violentas, falsas, vulgares; aqueles bons são as palavras justas e honestas que dão sabor aos nossos diálogos".
E convidou os fiéis a refletir: “Como eu olho as outras pessoas, que são meus irmãos e irmãs? E como me sinto visto por eles? As minhas palavras têm um sabor bom ou estão impregnadas de amargura e de vaidade?".
Almudena Martínez-Bordiú é uma jornalista espanhola correspondente da ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, em Roma e no Vaticano, com quatro anos de experiência em informação religiosa.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.