Evangelho e palavra do dia 06 julho 2025
Evangelho e palavra do dia 06 julho 2025 Primeira Leitura Leitura do Livro do Profeta Isaías 66,10-14c Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela todos
O evento terá lugar na Diocese de Afogados da Ingazeira (PE) e reunirá bispos, padres, diáconos, religiosas, religiosos, leigas e leigos de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A CF deste ano convida a Igreja e toda sociedade brasileira a refletir sobre o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, iluminados pelo lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A Diocese preparou uma programação intensa a fim de contextualizar o debate no território do Regional Nordeste 2
Vatican News
A CNBB Nordeste 2 realiza, na próxima quarta-feira (12), o Lançamento Regional da Campanha da Fraternidade (CF) 2025. O evento terá lugar na Diocese de Afogados da Ingazeira (PE) e reunirá bispos, padres, diáconos, religiosas, religiosos, leigas e leigos dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
A CF deste ano convida a Igreja e toda sociedade brasileira a refletir sobre o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, iluminados pelo lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). Nessa perspectiva, a Diocese de Afogados da Ingazeira preparou uma programação intensa a fim de contextualizar o debate no território do Regional Nordeste 2.
Entre as atividades do Lançamento Regional da CF, haverá seminários, visita de intercâmbio de experiências, palestra, caminhada e celebração da Santa Missa. Em cada momento, a diocese espera que seja debatida a problemática da emergência climática e, ao mesmo tempo, que os mais diferentes atores sociais presentes indiquem soluções e se comprometam com a recuperação e proteção do meio ambiente.
“A nossa diocese abre as portas e o coração para acolher a todos que vão nos ajudar a celebrar esse momento que envolve uma temática muito séria e atual para toda humanidade”, afirmou o bispo de Afogados da Ingazeira e referencial para a Comissão Regional para a Ação Sociotransformadora da CNBB NE 2, dom Limacêdo Antônio da Silva.
Entre os dias 7 e 11, estão previstas uma série de ações em diversas cidades, que compõem a Diocese de Afogados da Ingazeira, em preparação para o Lançamento Regional da CF 2025. Haverá passeata e plantio de mudas, em Triunfo; oficina de recicláveis, exposição e panfletagem, em Serra Talhada (PE); exibição de audiovisual, em Solidão (PE); e feira da agricultura familiar, em Mirandiba.
No dia 12, o Lançamento Regional da CF 2025 começa com duas atividades às 8h. No Centro Pastoral Diocesano Stella Maris, em Triunfo (PE), acontece o Encontro do Conselho Episcopal Regional Nordeste 2 (Conser) com membros das Pastorais Sociais da CNBB NE 2. Nesse evento, arcebispos, bispos e agentes de pastoral vão discutir o tema “Questões pastorais do Regional Nordeste 2”.
No mesmo horário, será promovido o seminário “Convivência com o Semiárido e Gestão de Recursos Hídricos”, no auditório da Diaconia, em Afogados da Ingazeira. O evento é aberto ao público em geral.
Às 8h30, o seminário “A experiência das mulheres na economia solidária, sustentabilidade ambiental e preservação da vida”, reunirá convidados na Secretaria de Assistência Social de Afogados da Ingazeira. Simultaneamente, agricultores do município de Mirandiba (PE) participam de uma visita de intercâmbio a uma comunidade rural de Carnaíba (PE) para conhecer experiências de agricultura familiar agroecológica.
A programação será retomada às 14h com a visita à Unidade de Conservação Ambiental da Matinha, em Carnaíba. Participam da agenda arcebispos, bispos, padres coordenadores de pastoral e agentes da Pastoral Social.
Às 16h30, o professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Genival Barros Júnior ministra palestra aberta ao público sobre o tema “As ameaças cotidianas à biodiversidade e à vida na casa que habitamos!”. A formação será no Cineteatro São José, em Afogados da Ingazeira.
Após a conferência, arcebispos, bispos, padres, diáconos, religiosas, religiosos, leigas e leigos sairão em caminhada em direção à Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios. No local, haverá a Celebração Eucarística de Lançamento Regional da CF 2025.
A Campanha da Fraternidade nasceu em 1964 por iniciativa de dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal (RN), como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus. Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a CF se tornou expressão de comunhão, conversão e partilha.
A Campanha tem como objetivos despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho; e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.
Como gesto concreto, a CF convida a todos os fiéis a participarem da Coleta da Solidariedade no Domingos de Ramos, que este ano será celebrado no dia 13 de abril. Os recursos são destinados ao Fundo Nacional de Solidariedade para o financiamento de projetos de evangelização e assistência social em todo o Brasil.
Acesse o site campanhas.cnbb.org.br e saiba mais sobre a Campanha da Fraternidade.
(Fonte – CNBB NE2)
Evangelho e palavra do dia 06 julho 2025 Primeira Leitura Leitura do Livro do Profeta Isaías 66,10-14c Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela todos
Evangelho e palavra do dia 05 julho 2025 Leitura do Livro do Gênesis 27,1-5.15-29 Quando Isaac ficou velho, seus olhos enfraqueceram e já não podia
Evangelho e palavra do dia 04 julho 2025 Leitura do Livro do Gênesis 23,1-4.19; 24,1-8.62-67 Sara viveu cento e vinte e sete anos, e morreu
Este importante departamento da Cúria Romana trabalha em estreita colaboração com o Papa no desempenho das suas responsabilidades mais elevadas. Na prática, funciona como o
No Vaticano, o Papa encontrou-se recentemente com centenas de participantes de programas de verão, entre os quais se destacava um grupo de crianças vindas da
Em 21 de junho, Danny Morrison deu um passo significativo ao ser ordenado sacerdote, um momento de grande celebração para seus familiares. No entanto, sua