A comissão teológica do dicastério das Causas dos Santos da Santa Sé deu parecer positivo aos documentos sobre a vida, as virtudes heroicas e a fama de santidade do diácono brasileiro João Luiz Pozzobon. Agora, segue para análise dos bispos e cardeais membros do dicastério.
O diácono João Luiz Pozzobon nasceu em 12 de dezembro de 1904, em Ribeirão (RS). Participava de um grupo de homens, no início do Movimento Apostólico de Schoenstatt, em Santa Maria (RS).
Em 10 de setembro de 1950, recebeu no santuário em Santa Maria a imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, para com ela visitar as famílias. Tratava-se de uma iniciativa da família de Schoenstatt em preparação para a proclamação do dogma da Assunção de Nossa Senhora, em 1º de novembro daquele ano. Mas, mesmo depois que acabou esse projeto, Pozzobon pediu para continuar peregrinando com a imagem.
João Pozzobon exerceu o seu apostolado de levar a Mãe Peregrina às famílias todos os dias, por 35 anos, até a sua morte em 27 de junho de 1985. Ele percorreu com a imagem 140 mil km. Atualmente, a Campanha da Mãe Peregrina está presente em vários países.
Pozzobon também visitou escolas, hospitais, presídios. Era atento às necessidades materiais e, sobretudo, espirituais das pessoas.
Foi ordenado diácono permanente em 30 de dezembro de 1972 e pode vir a se tornar o primeiro beato diácono permanente, depois que esse tipo de diaconato foi restabelecido pelo Concílio Vaticano II.
Próximos passos do processo de beatificação
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A fase diocesana do processo de beatificação do diácono João Luiz Pozzobon foi aberta em 1994 e a fase romana, em 2009.
Com o parecer positivo dado pela comissão teológica do dicastério das Causas dos Santos na terça-feira (4), agora os documentos e o relatório dessa comissão seguem para análise dos bispos e cardeais do dicastério. Se receber novo parecer favorável, a causa será apresentada ao papa, que pode autorizar a publicação do decreto reconhecendo as virtudes heroicas de Pozzobon, que se torna venerável.
“Podemos já declarar que Pozzobon é venerável? Ainda não. Faltam três passos: O parecer dos cardeais, a aprovação pelo papa e a publicação dessa decisão do papa. Por isso, com o coração em júbilo, continuemos em oração”, disse o Movimento Apostólico de Schoenstatt em seu site.
O movimento destacou que já há várias iniciativas de oração pela beatificação de Pozzobon em todo o mundo. Todo dia 27 de cada mês, é celebrada a missa em português no santuário original de Schoenstatt, na Alemanha.
“Vem se formando cada vez mais uma rede mundial de oração pela beatificação do sevo de Deus”, disse ao site de Schoensttat o vice-postulador da causa, padre Vítor Possetti. Segundo ele, a causa tem recebido “relatos de muitas pessoas e comunidades unidas em oração e interessadas em conhecer mais sobre a vida” de Pozzobon.
“O mais importante é que esse processo nos una ainda mais em oração e nos inspire a também buscar viver nossa vida de fé de modo heroico como o diácono João Pozzobon. Então o estímulo é a seguirmos rezando e nos aproximando mais de sua vida e legado”, disse.
Além da análise dos documentos na Santa Sé, a causa de beatificação de João Luiz Pozzobon também analisa “uma graça alcançada por sua intercessão e que possivelmente seja considerado milagre”, disse o Movimento de Schoenstatt.
Natalia Zimbrão é formada em Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É jornalista da ACI Digital desde 2015. Tem experiência anterior em revista, rádio e jornalismo on-line.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.