No texto que publicou para o Ângelus de hoje (9), o quarto que passa internado e sem recitar a oração mariana em público, o papa Francisco manifestou a sua gratidão pela "ternura dos cuidados" que recebe ininterruptamente há 24 dias da equipe médica que o atende no Gemelli.
O papa disse que no hospital sente em todos os momentos “a atenção do serviço e a ternura do cuidado, em particular por parte dos médicos e agentes de saúde, a quem agradeço do fundo do coração”.
“Enquanto estou aqui, penso em tantas pessoas que, de diferentes maneiras, estão próximas dos doentes e são para eles um sinal da presença do Senhor”.
Francisco quis recordar todos aqueles que neste momento sofrem de alguma doença e disse que todos nós precisamos “do “milagre da ternura”, que acompanha aqueles que estão passando por provações, levando um pouco de luz na noite de dor”.
Ele também agradeceu a todos pelas mensagens de carinho e orações que recebeu durante esses dias e disse que está espiritualmente unido, do hospital, com aqueles que participarão dos Exercícios Espirituais da Cúria Romana nos próximos dias.
Depois da celebração da missa do Jubileu do Mundo do Voluntariado, para a qual o papa Francisco preparou uma homilia que foi lida pelo prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Michael Czerny, a Santa Sé divulgou o texto que ele também escreveu para o Ângelus do primeiro domingo da Quaresma.
O papa Francisco preparou a homilia lida pelo Cardeal Czerny. Crédito: Daniel Ibañez/EWTN News.
Francisco recordou que o “itinerário penitencial de quarenta dias” nos chama “à conversão do coração e nos conduz à alegria da Páscoa”.
Ele também disse que espera que seja um “tempo de purificação e renovação espiritual”, bem como “um caminho de crescimento na fé, na esperança e na caridade”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Na mensagem para o Jubileu do Mundo do Voluntariado, o papa disse que as sociedades de hoje estão "demasiadas subjugadas às lógicas do mercado, onde tudo corre o risco de estar sujeito ao critério do interesse e à busca do lucro".
Por isso, ele disse que o voluntariado é “profecia e sinal de esperança, porque testemunha a primazia da gratuidade, da solidariedade e do serviço aos mais necessitados”.
Francisco manifestou a sua gratidão a todos os voluntários: “obrigado por oferecerem seu tempo e suas capacidades; obrigado pela proximidade e pela ternura com que cuidam dos outros, despertando neles a esperança!”.
Ele também pediu “o dom da paz, especialmente na martirizada Ucrânia, na Palestina, em Israel, no Líbano e em Myanmar, no Sudão e na República Democrática do Congo” e manifestou preocupação com o ressurgimento da violência em algumas partes da Síria.
"Espero que cessem definitivamente, no pleno respeito de todos os componentes étnicos e religiosos da sociedade, especialmente dos civis", pediu ele do hospital, pedindo a intercessão de Nossa Senhora.
Como todas as manhãs, a Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou que o papa teve uma noite “tranquila” e sem incidentes.
Na tarde de ontem (8), depois de 48 horas sem nenhuma atualização sobre seu estado clínico, a equipe médica que o atende no hospital Policlínico Gemelli de Roma confirmou que nas últimas horas ele apresentou uma “leve melhora gradual” e que está “respondendo bem à terapia antibiótica” que lhe prescreveram para deter a infecção em seus pulmões.
Dada a complexa condição do papa, que sofreu várias crises respiratórias agudas nas últimas semanas, os médicos confirmaram que “a troca gasosa melhorou; os exames hematoquímicos e hemogramas estão estáveis”.
Hoje (9), assim como aconteceu na tarde de sexta-feira (7), a Sala de Imprensa da Santa Sé não deve publicar um novo boletim médico, já que o estado de saúde do papa Francisco permanece estável dentro da complexidade. No entanto, haverá informações sobre como foi o seu dia.
Victoria Cardiel é jornalista especializada em temas de informação social e religiosa. Desde 2013, ela cobre o Vaticano para vários veículos, como a agência de noticias espanhola Europa Press, e o semanário Alfa y Omega, da arquidiocese de Madri (Espanha).
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.