O papa Francisco agradeceu aos voluntários que seguem o exemplo de Jesus, servindo ao próximo “sem servir a si mesmos” e elogiou sua “entrega” gratuita que “dá esperança” a toda a sociedade.

“Nas ruas e nas casas, ao lado dos doentes, dos que sofrem, dos encarcerados, com os jovens e os idosos, a vossa dedicação infunde esperança em toda a sociedade”, disse o papa na homilia que preparou para o Jubileu do Mundo do Voluntariado, um dos grandes eventos do Ano Santo de 2025.

Francisco escreveu o texto no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, onde está internado com pneumonia bilateral desde 14 de fevereiro. Como não pôde celebrar a missa, ele delegou essa tarefa ao cardeal Michael Czerny, prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, que a celebrou por ele na Praça de São Pedro.