No mês de são José, cuja solenidade é 19 de março, publicamos duas orações para rezar antes e depois da comunhão e assim acolher Cristo com alegria, tal como fez este grande santo quando abraçou e cuidou do Menino Deus.
Segundo um vídeo publicado pela prelazia da Opus Dei, numa ocasião, um pai de família pediu a são Josemaria Escrivá que falasse a todos os presentes reunidos com ele sobre a devoção a são José.
O fundador da Opus Dei se comoveu e disse que este grande patriarca é a “criatura humana mais excelente depois de Santa Maria” e que “o Senhor o escolheu desde a eternidade para servir como seu pai”.
São Josemaria disse que são José era um homem forte, belo de corpo e alma, trabalhador e com grandes qualidades morais. Também disse que ensinou muitas coisas a Jesus e o protegeu quando era criança.
Ele lembrou de algumas orações que destacavam o amor paterno de são José pelo pequeno Jesus e como ele o abraçava e beijava. Disse que a vida interior, que procuramos cultivar como católicos, implica amar são José, pois “a vida interior é lidar com Maria e Jesus”, algo em que tem grande experiência.
“Quem se deu mais com Deus e com a Mãe de Deus que José, o santo patriarca? Ninguém. Por isso o amamos tanto e recorremos a ele, e também porque a sua intercessão é muito poderosa”, disse são Josemaría Escrivá.
O site da Opus Dei apresenta, juntamente com este vídeo do seu fundador, duas orações a são José: uma para antes de comungar e outra para depois da comunhão.
1. Oração a são José antes da comunhão
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
São José, que tivestes a alegria de ver e ouvir o próprio Deus a Quem muitos reis quiseram ver e não viram, ouvir e não ouviram; e não só ver e ouvir, mas ainda mais: trazê-lo nos braços, beijá-lo, vesti-lo e guardá-lo! Rogai por nós, Bem-aventurado São José – para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Ó Deus, que nos concedestes o sacerdócio real: pedimo-vos que assim como São José mereceu cuidar e trazer nos seus braços com carinho o vosso Filho unigênito, nascido da Virgem Maria, façais com que nós Vos sirvamos com coração limpo e boas obras, de modo que hoje recebamos dignamente o sacrosssanto Corpo e Sangue do vosso Filho, e na vida futura mereçamos alcançar o prêmio eterno. Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor nosso. Amém.
V/.Rogai por nós, bem-aventurado São José. R/.Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos Ó Deus, que nos concedestes o sacerdócio real, nós Vos pedimos que, assim como São José mereceu cuidar e trazer em seus braços com carinho o vosso Filho unigénito, nascido da Virgem Maria, façais que nós Vos sirvamos com coração limpo e boas obras, de modo que hoje recebamos dignamente o sacrossanto Corpo e Sangue do vosso Filho, e na vida futura mereçamos alcançar o prémio eterno. Amém.
2. Oração a são José depois da comunhão eucarística
Ó glorioso São José, Pai e protetor das virgens, guarda fiel a quem Deus confiou Jesus, a própria inocência, e Maria, Virgem das virgens! Em nome de Jesus e de Maria, este duplo tesouro que vos foi tão caro, vos suplico que me conserveis livre de toda a impureza, para que, com alma pura e corpo casto, sirva sempre, fielmente, a Jesus e a Maria. Amém.
Abel Camasca é comunicador social. Foi produtor do telejornal EWTN Noticias por muitos anos e do programa “Más que Noticias” na Radio Católica Mundial.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.