A catequese em Portugal, Espanha, Itália e Malta volta a ser tema de encontro em 17 de março



O IV Encontro das Comissões da Educação Cristã será sediado na cidade de Jerez de la Frontera, na Espanha, para refletir sobre os percursos catecumenais de crianças e adultos, além do ministério do catequista. Os trabalhos, de 17 a 19 de março, são destinados aos responsáveis pela catequese nos quatro países do sul da Europa.

Vatican News

A diocese espanhola de Asidonia-Jerez, no sul da Andaluzia, acolhe, a partir da próxima segunda-feira (17/03), o IV Encontro dos Responsáveis da Catequese das Conferências Episcopais de Itália, Portugal, Malta e Espanha. “Esses encontros são sempre muito enriquecedores. São momentos de partilha e conhecimento, de entreajuda e troca de experiências. Cada país tem uma realidade própria, mas há elementos e preocupações comuns”, explicou dom António Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) de Portugal.

Os trabalhos vão analisar a «situação da iniciação cristã em cada país» e aprofundar a reflexão sobre «O catecumenato batismal de crianças e adultos». “Em Portugal estamos na fase de implementação do novo «Itinerário de Iniciação à Vida Cristã das Crianças e dos Adolescentes com as Famílias», pois no nosso país ainda é a situação maioritária”, acrescentou o responsável. Consciente da mudança “rápida em curso”, o presidente da CEECDF espera que o encontro permita “conhecer mais profundamente a experiência de outras igrejas onde já existe muito e bom caminho neste domínio de modo a podermos, também em Portugal, articular uma resposta comum”.

As pautas do encontro

“Temos de ter em atenção a criação de uma proposta de caminho catecumenal aos adultos que desejam ser batizados. Cada vez mais, nas várias dioceses, tem-se vindo a fazer este caminho a que acresce a questão dos migrantes, que chegam em Portugal e pedem o batismo. Esta é uma realidade em franco crescimento”, completa.

O último ponto em agenda vai colocar os responsáveis da catequese do sul da Europa a analisar o «Estado do Ministério do Catequista» e a sua implementação em cada Conferência Episcopal. Dom António Augusto Azevedo lembra que “há caminho já realizado pela Conferência Episcopal Portuguesa e pelas várias dioceses”, e destaca “a existência de homens e mulheres leigos capazes de assumirem este ministério”.

“O Ministério do Catequista tem hoje cada vez maior relevância nas igrejas diocesanas. Em Portugal, cada diocese tem realizado um caminho e isso implica, naturalmente, em vários ritmos. Em algumas já se começou o tempo de preparação. Ainda falta, por vezes, o pensar o perfil e o lugar desse ministério, mas acreditamos que estão reunidas todas as condições para ser implementado e dessa forma enriquecer as igrejas locais. Temos leigos, felizmente, homens e mulheres, capazes de assumir esse ministério”, completa.

Esta é a quarta vez que Comissões Episcopais responsáveis pela catequese no sul da Europa se reúnem. A primeira vez aconteceu em Madrid, em 2022. Seguiu-se em Lisboa, em 2023; e Roma, em 2024.

Colaboração: Pedro Quintans – Comunicação SNEC



Fonte (Vatican News)

Estamos reproduzindo um artigo do site Vatican news.

A opinião do post não é necessariamente a opinião do nosso blog!

Deixe um comentário

Rolar para cima