A diocese de Setúbal, Portugal, ganhou uma paróquia para migrantes, que terá como sede a igreja de Nossa Senhora do Monte Sião e padroeiro são João Batista Scalabrini. A criação da nova paróquia aconteceu ontem (13), com decreto assinado pelo bispo de Setúbal, cardeal Américo Aguiar.
Ao contrário das paróquias territoriais, que correspondem a uma área geográfica, esta nova paróquia é pessoal, destinada a “todos aqueles que, no território da diocese de Setúbal, forem considerados migrantes, à luz dos critérios da lei canónica e da lei civil aplicável”, diz o decreto, ao citar o Código de Direito Canônico.
O cânon 518 do Código de Direito Canônico diz: “A paróquia, em regra geral seja territorial e englobe todos os fiéis de um território determinado; onde porém for conveniente, constituam-se paróquias pessoais, determinadas em razão do rito, da língua, da nação dos fiéis de algum território, ou até por outra razão”.
A paróquia para os migrantes terá “os mesmos direitos e deveres de qualquer outra paróquia da diocese” e estará “sujeita às mesmas normas universais e particulares, nomeadamente no que respeita à administração dos sacramentos, à administração dos seus bens e ao relacionamento com a Igreja Universal e particular”.
Embora ainda não tenha sido nomeado um pároco, a diocese de Setúbal disse que dom Américo está discernindo com os superiores scalabrinianos para uma breve nomeação.
Em seu decreto, o cardeal Américo Aguiar diz que “o papa Francisco, desde o início de seu pontificado, colocou os migrantes no centro das suas preocupações, ou seja todos aqueles que, pelos mais diversos motivos, deixaram as suas casas e as suas terras, para viverem em terra estrangeira”.
Segundo ele, “a situação atual” do território da diocese de Setúbal e “as pessoas que nele habitam ou por ele passam, exigem novas soluções pastorais que possam ir de encontro às necessidades concretas dos migrantes”. Para dom Américo, “é a Igreja, à semelhança de Deus, que deve ir ao encontro de cada migrante, para os acolher e acompanhar do melhor modo possível”.
Segundo o Relatório da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) 2023, divulgada em setembro do ano passado, Portugal tem 1.044.606 cidadãos estrangeiros com autorização de residência. Um aumento de 33, 6% em relação ao ano anterior. Desse total, diz o relatório, 106.352 estrangeiros residem no distrito de Setúbal.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
São João Scalabrini
O padroeiro da nova paróquia pessoal da diocese de Setúbal, são João Batista Scalabrini é conhecido como o apóstolo dos migrantes.
Ele nasceu em 8 de julho de 1839, em Fino Mornasco, província de Como, Itália. Aos 18 anos, entrou para o seminário e foi ordenado padre em 30 de maio de 1863.
Desde jovem, tinha o sonho de ser missionário, mas obediente ao seu bispo, permaneceu na Itália. Foi professor, vice-reitor e reitor do seminário diocesano Santo Abôndio. Em 1870, foi nomeado pároco da paróquia São Bartolomeu, em Como.
Em 30 de janeiro de 1876, aos 36 anos, foi consagrado bispo de Placência. Teve vasta atividade pastoral e social. “Realizou pessoalmente cinco visitas pastorais às 365 paróquias da diocese, muitas delas localizadas longe e em situações de difícil acesso; celebrou três Sínodos, um deles dedicado ao culto eucarístico para incentivar a adoração perpétua; reorganizou os seminários, cuidando da reforma dos estudos eclesiásticos; foi infatigável na administração dos sacramentos, na pregação e na educação do povo ao amor ativo à Igreja e ao papa, no culto da verdade, da unidade e da caridade”, conta sua biografia publicada no site da Santa Sé.
Foi chamado pelo papa Pio IX de “apóstolo do catecismo”, pois queria que este fosse ensinado em todas as paróquias, incentivou a catequese de adultos e fundou a primeira revista catequética da Itália.
Também dedicou especial atenção à situação dos emigrantes italianos. Fundou em 28 de novembro de 1887 a Congregação dos Missionários de São Carlos, os Scalabrinianos, para assistência religiosa, moral, social e legal aos emigrantes. Também fundou a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos, com o mesmo objetivo. Por essas iniciativas, foi chamado “pai dos migrantes”.
João Batista Scalabrini morreu em 1 de junho de 1905. Foi beatificado pelo papa são João Paulo II em 9 de novembro de 1997, e canonizado pelo papa Francisco em 9 de outubro de 2022.
Natalia Zimbrão é formada em Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É jornalista da ACI Digital desde 2015. Tem experiência anterior em revista, rádio e jornalismo on-line.
Celebrando o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, o Sumo Pontífice, Papa Francisco, enviou uma importante mensagem à Igreja. Ele ressaltou uma verdade
A Ilha da Madeira acolhe um retiro espiritual destinado ao clero, que será orientado pelo Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca emérito de Lisboa. Esta iniciativa
A solenidade de Corpus Christi ganhou um toque especial e inspirador dentro de uma casa brasileira. Um grupo de irmãos decidiu recriar a tradicional procissão
Um acampamento de verão cristão no estado do Colorado chegou a um acordo com o Departamento Estadual de Primeira Infância, permitindo que o acampamento continue
Evangelho e palavra do dia 01 julho 2025 Leitura do Livro do Gênesis 19,15-29 Naqueles dias, os anjos insistiram com Ló, dizendo: “Levanta-te, toma tua
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.