O padre Francisco Torres Ruiz, exorcista e especialista em liturgia da diocese de Plasencia, Espanha, fala sobre como vencer as tentações do diabo na Quaresma, tempo de conversão para viver de uma forma especial a oração, o jejum e a esmola.
Falando à EWTN Notícias, do grupo EWTN ao qual pertence ACI Digital, o padre disse que as tentações podem ser o apego ao material, o desejo de idolatria e até querer tentar a Deus.
O padre espanhol disse que uma das tentações do diabo em relação a Jesus, foi sugerir que Ele transformasse as pedras em pão: "isto é, esqueça a comida divina ou afaste-se de Deus e fique saciado", disse o padre.
O demônio procura fazer com que a pessoa não confie "em fazer as coisas que Deus quer para a sua vida, mas as coisas que quer fazer e que responda aos seus caprichos sem ter em conta o que Deus quer de si".
Para o padre Torres, a tentação da idolatria consiste em "querer tomar as coisas deste mundo, querer mais, de forma maliciosa".
Como combater as tentações do diabo?
O padre disse à EWTN Notícias que, a primeira coisa a fazer, é "o que Jesus faz", isto é, "recorrer à Palavra de Deus".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“A segunda coisa é praticar o desapego, que não é uma questão que só é ensinada pelas técnicas orientais, o budismo e todas essas coisas, não, mas que o cristão sabe que as coisas materiais têm um valor relativo, e que é útil e bom tê-las na medida em que são úteis para viver, mas que não podem nos distrair deste caminho para o bem", continuou.
Torres Ruiz disse "que os bens materiais" são uma porta para nos levar "a bens eternos" e que o coração não permanece "em bens materiais".
Outra ação que deve ser considerada é "nos abandonar muito em Deus através da oração, caridade e, acima de tudo, esmola", que é "a prática quaresmal que nos ajuda a desapegar, a saber que temos que ser generosos para com Deus e com os pobres”.
A tentação da desesperança
O padre espanhol disse que devemos confiar plenamente em Deus "reafirmando muitas vezes a nossa confiança e esperança n’Ele, mesmo quando tudo vai contra nós”.
O padre Torres disse que isso deve ser feito “porque na luta contra o mal, Satanás vai jogar muito com a desesperança, para nos fazer ver que, com Deus, temos tudo perdido, que não há esperança no futuro, que a melhor coisa a fazer é entregarmo-nos nas suas mãos e esquecer aqueles raros prêmios que Deus nos garantiu. Essa é a estratégia do diabo”.
Portanto, ele concluiu, os fiéis devem recorrer ao "abandono em Deus, abandono em sua misericórdia, oração e quando as coisas venham contra nós, reafirmar a nossa esperança, reafirmar a nossa confiança em Deus, nosso Senhor".
Walter Sánchez Silva é jornalista na ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, com mais de 15 anos de experiência cobrindo eventos da Igreja na Europa, América e Ásia.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.