O arcebispo de Lima, Peru, dom Carlos cardeal Castillo, disse que o papa Francisco "nunca pensou em renunciar", mas "a carta de renúncia está pronta" caso o papa "perca a consciência".
"Eu sempre insisti – e é porque ele mesmo disse isso – que sua concepção do que é o papado é que um papa tem que terminar seu mandato completamente até a morte (...) Em outras palavras, ele nunca pensou em renunciar", disse o cardeal à rede de rádio peruana RPP na última quinta-feira (13), no 12º aniversário do pontificado de Francisco.
A lucidez é "fundamental para um papa"
"O que acontece é que pode ser que em algum momento haja um estado de... acima de tudo, refere-se à lucidez. A lucidez é fundamental para um papa", disse o cardeal Castillo, que é membro da Pontifícia Academia para a Vida da Santa Sé, e esteve em Roma por várias semanas.
"Então, se for assim, ele já fez a carta de renúncia, está pronta para o caso de perder a consciência”, disse o cardeal Castillo. “Se ele perder a consciência, obviamente outro papa deve ser eleito".
"Mas além disso, acho que ele, digamos... As condições não estão assim, essa é uma doença um pouco longa, mas acontece com todos nós, certo?, e não é por isso que deixamos nossos empregos", disse o arcebispo de Lima.
Carta de renúncia do papa Francisco
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Embora não tenha especificado, o cardeal teria se referido à carta da qual o papa Francisco falou em dezembro de 2022 ao jornal espanhol ABC.
O cardeal Tarcisio Bertone foi nomeado secretário de Estado da Santa Sé em 2006, no pontificado de Bento XVI, e ficou no cargo até 31 de agosto de 2013, nos primeiros meses do papado de Francisco.
"Ele certamente entregou a carta ao cardeal Pietro Parolin, o novo secretário de Estado", disse o papa na época.
Saúde do Papa Francisco no último mês
O papa Francisco foi internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli sofrendo de bronquite em 14 de fevereiro, em sua quarta internação de seus 12 anos de pontificado.
Dias depois, os médicos o diagnosticaram com pneumonia bilateral e bronquite asmática. Em 21 de fevereiro, eles disseram que o papa Francisco estava "em perigo" e a partir de 24 de fevereiro os fiéis começaram a rezar o terço diariamente, pelo papa, na praça de São Pedro, no Vaticano.
Em 10 de março, os médicos retiraram o prognóstico reservado do papa Francisco e depois disseram que a pneumonia está diminuindo, mas uma possível data de alta ainda não foi indicada.
Walter Sánchez Silva é jornalista na ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, com mais de 15 anos de experiência cobrindo eventos da Igreja na Europa, América e Ásia.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.