O Dicastério para as Causas dos Santos autorizou o processo de beatificação da madre Agathe Verhelle (1786–1838), fundadora do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã (RIC), tornando-a serva de Deus. O próximo passo será a instalação do Tribunal para a causa na arquidiocese de Olinda e Recife (PE), devido à presença significativa das religiosas na região.
A madre Agathe Verhelle nasceu em 1786, na Bélgica. Fundou o Instituto das Religiosas da Instrução Cristã em 1823 para formar jovens para a vida e para a fé. Ela morreu em 1º de dezembro de 1838, em Gante, Bélgica, aos 52 anos. O carisma das religiosas é "Consagrar-nos a Deus e sacrificar-nos inteiramente a serviço da juventude, em toda parte, onde possamos cooperar na propagação da Glória de Deus".
As Religiosas da Instrução Cristã chegaram ao Brasil em 1896 e se instalaram em Olinda (PE). No ano seguinte fundaram o Colégio Damas na cidade, mas logo depois a instalação foi transferida para Recife. As religiosas atuam na educação, na evangelização e no trabalho social em cinco cidades do estado de Pernambuco: Recife, Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Nazaré da Mata e Pesqueira. Também estão nos estados do Ceará, Alagoas, Paraíba, Mato Grosso, Paraná, Rondônia e Bahia.
Segundo a assessoria de imprensa da congregação, embora ainda haja religiosas em cinco cidades da Bélgica e na Inglaterra, “não temos novas vocações na Europa há muito tempo. Só irmãs idosas, as que não são idosas, são do Brasil e da África”. Sem ter alguém capaz de conduzir o processo no país natal da madre Agathe, a provincial pediu ao bispo local a permissão para a abertura do processo no Brasil, onde a presença da congregação é significativa.
O arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson contou que depois disso, “a irmã Eulalia Maria, superiora das religiosas da Instrução Cristã me pediu que solicitasse ao Dicastério para as Causas dos Santos o nihil obstat, que significa nada impede, de abrir o processo de beatificação e canonização” da madre Agathe.
“Com a graça de Deus recebemos a resposta” do dicastério “comunicando que nada impede que o processo de canonização, beatificação da madre Agathe seja aberto”, continuou dom Paulo. “Com muita alegria comunicamos que a partir da arquidiocese de Olinda e Recife mais um processo de beatificação será aberto”, disse o arcebispo dom Paulo Jackson.
A madre Agathe não é a primeira religiosa da Instrução Cristã com processo de beatificação aberto na arquidiocese de Olinda e Recife. Desde março passado a arquidiocese também conduz o processo da serva de Deus brasileira irmã Adélia Carvalho (1922 – 2013), religiosa da instrução cristã e uma das videntes de Nossa Senhora em Cimbres (PE). A fase diocesana terminou em 13 de outubro passado e toda a documentação foi enviada a Roma.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Apesar de não ser tão conhecida entre nós” a madre Agathe é “uma mulher cheia de virtudes”, disse dom Paulo. Ela é “muito conhecida daqueles que fazem parte da família DAMAS, alunos, ex-alunos, professores, religiosas”.
“A piedade, a devoção a um santo não se inventam do nada, é preciso que haja uma base sólida de virtudes; virtudes teologais, fé, esperança e caridade; e de virtudes cardeais, temperança, justiça. Também virtudes sociais”, continuou o arcebispo
“A partir destas virtudes, do modelo de santidade, do modelo de intercessão, serviço que a madre Agathe é para todos nós a partir daí se desenvolve um afeto, uma piedade e a partir daí reconhecemos que ela diante de Deus pode interceder por toda a humanidade”, disse dom Paulo.
Para ele, a abertura do processo é importante pois “o mundo precisa de exemplos de santidade, exemplos de bondade, exemplos de altruísmo, exemplos de pessoas completamente entregues a Deus e ao próximo, assim é madre Agathe”, concluiu.
A arquidiocese de Olinda e Recife disse que anunciará em breve a data para a abertura oficial e instalação do Tribunal para a causa.
A arquidiocese também conduz os processos de beatificação dos servos de Deus dom Vital de Oliveira (1844-1878), dom Hélder Câmara (1909-1999) e do venerável frei Damião de Bozzano (1898-1997).
Escrevo para a ACI Digital há oito anos e desde 2023 sou correspondente do Brasil para o telejornal EWTN Noticias. Sou certificada em espanhol pelo Instituto Cervantes. Tenho experiência em redação de conteúdo religioso para mídias católicas em português e espanhol e em tradução de sites religiosos. Sou casada, tenho três filhos e sou catequista há mais de 15 anos. Escrevo de Petrópolis (RJ).
Evangelho e palavra do dia 10 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Gênesis 44,18-21.23b-29.45,1-5 Naqueles dias, Judá aproximou-se de José e, cheio de ânimo,
Evangelho e palavra do dia 09 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Gênesis 41,55-57.42,5-7a.17-24a Naqueles dias, todo o Egito começou a sentir fome, e
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.